Carmen Peixoto dá dicas de etiqueta para confraternizações

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 12/12/2014 às 11:44
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Fim de ano é um período recheado de encontros para relembrar o tempo que passou e festejar o novo ano que está chegando. Festas e mais festas são marcadas, seja no ambiente de trabalho ou de estudos, e como saber se portar nessas comemorações é uma dúvida constante de quem quer se divertir, mas ao mesmo tempo não perder a pose. Carmen Peixoto, jornalista especializada em etiqueta profissional, conversou com o Social1 e deu algumas dicas. Confira:

jh-carmen-peixoto-renato-filho

Haja Confraternizações

Dezembro é um mês que o sentimento de solidariedade, amor e alegria aflora, mas também o consumismo. Se você foi convidado para vários eventos redobre os cuidados para não se deixar levar pelo impulso e comprar presentes e trajes exageradamente, pois a conta virá mais cedo ou mais tarde.

Mesa

Mesmo que o evento seja em estilo americano, no qual as pessoas se servem, é melhor repetir o prato do que entulhá-lo de vários quitutes ao mesmo tempo.

Bebidas

É fim de ano, todos estão alegres e se confraternizam, as opções de bebidas são as mais diversas, portanto não passe daquela dose de whisky ou de vinho se você sente que a próxima vai lhe tirar do “sério”, e no dia seguinte vai se arrepender das bobagens que disse, principalmente em festas de trabalho.

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet

Vestuário

Por mais que seja informal é preciso ter cuidado nas atitudes, na roupa que vai vestir, pois apesar da alegria reinante olhos críticos estão observando você.

Mulher - Certamente você preparou uma roupa especial para o evento, mas lembre-se que o exagero incomoda. Não use aquela saia mini que você tanto gosta, mas que quando senta dá aquele lance. Se está mais cheinha, evite calças justas demais que parece foi vestida à vácuo. Certamente vão olhar mais para suas formas do que para o que diz.

Homem – Se a festa é um esporte fino,  deixe de lado aquele tênis surrado e substitua por um sapatênis que é mais adequado. O jeans é bem-vindo e tornou-se um clássico, mas não aqueles com lavagens extravagantes. Em cima do jeans coloque uma camisa de seda ou um blazer sobre uma camiseta, tornando um casual chic. Agora se o evento pede traje social então é o terno escuro, mas pode inovar na gravata e na cor do sapato.

ceia-580x330

Observações

  • Se está no evento da empresa, cumprimente o chefe, mas não force um diálogo demorado.
  • Quando um grupo estiver conversando tenha cuidado para não se introduzir  e se tornar inconveniente.
  •  Não queira aparecer mais que todo mundo. Converse, seja alegre mas evita gargalhadas exageradas
  • Não seja o último a deixar a festa, quando sentir que a maioria das pessoas já foram é hora de partir.
  • Se a festa reúne mais de 10 convidados, basta sair à francesa, ou seja,  não precisa se despedir

Últimas notícias