O que vai se usar no inverno 2015, segundo o SPFW

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 08/11/2014 às 4:44
Inovação da Ellus
Inovação da Ellus

por Flávia de Gusmão

Enviada especial

Os desfiles da São Paulo Fashion Week, 37 no total, terminaram na sexta. As coleções trouxeram o DNA de cada estilista, mas pontos em comum as unem: é o que podemos chamar de tendências, ou seja, elementos que serão onipresentes nas roupas comercializadas para o inverno de 2015. Vejamos algumas delas.

As cinturas devem ser bem marcadas por amarrações. Sabe aquele vestido tubinho, reto? Pois bem, ele pode ser usado com uma faixa larga atada como um obi (faixa de quimono para artes marciais) ou releituras com o mesmo propósito.

Cintura marcada de Pedro Lourenço. Fotos: Divulgação/SPFW Cintura marcada de Pedro Lourenço. Fotos: Divulgação/SPFW

O comprimento da estação é o midi, ou seja, logo abaixo do joelho. Complicado, eu sei, especialmente para a altura média das brasileiras, mas as saias e vestidos vão despencar. Claro que os curtinhos sempre estarão aí para nos salvar.

Criação de Juliana Jabour Criação de Juliana Jabour

Aliás, os curtíssimos podem, inclusive, virar composição com uma calça justíssima, ou até uma mais folgada, de corte reto. Sobreposições, muitas mesmo, são outra demanda da estação mais fria. A criatividade é o limite.

Sobreposição de Glória Coelho Sobreposição de Glória Coelho

Desconectar é palavra de ordem, em estampas, em textura, em medidas. Provocar um aparente conflito entre grafismos está entre os luxos permitidos.

Lolitta desconectou bem Lolitta desconectou bem

Sapatos pesados, mais masculinos, em combinação com saias e vestidos fluidos são opções válidas, provocando uma sensação de desequilíbrio no look final.

Muita pele à mostra graças aos elementos vazados que aparecem o tempo todo. Desde o tricô de tramas mais largas, à transparência propriamente dita,total (usada com hot pants) ou parcial, sem falar nos recortes a laser ou tecidos "furadinhos" como o laise e suas derivações.

Pele à mostra Pele à mostra

O xadrez reina, em detalhes ou preponderando nos looks. Eles tanto podem emprestar um ar meio grunge ou até se impor em roupas que podem ir à festa.

A Cavalera investiu no xadrez A Cavalera investiu no xadrez

Vinil, plástico, couro, tecidos encerados ou siliconados são os grandes convocados para a estação do frio. Eles apareceram, em maior ou menor escala, em praticamente todas as coleções. Em capas, calçados, vestidos, calças ou shorts. Definitivamente, vamos ter uma temporada impermeável.

Inovação da Ellus Inovação de vinil da Ellus

Aplicações detalhadas estão por toda parte, remetendo a um trabalho manual, que contribui para um ar vintage. As flores de plástico de Alexandre Herchcovitch talvez sejam o melhor exemplo. Mas elas estão por toda a parte.

Aplicações detalhadas de Hercovitch Aplicações detalhadas de Herchcovitch

Tudo o que brilha faz brilhar. Canutilhos, paetês gigantes ou mínimos, acetato dourado, pingentes, não importa. O que importa é trazer um pouco de luz à estação mais escura. Resplandecer é correto.

Teca apostou nos brilhos Teca apostou nos brilhos

 

 

Últimas notícias