"Não existe nada mais íntimo do que alimentação", revela chef vegana no Veggie Recife

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 03/11/2014 às 9:35
Fotos: divulgação
Fotos: divulgação

Por Ana Quitéria

Especial para o Social1

O Dia Mundial Vegano foi comemorado com muito sabor no Lounge Ecomariner, no último sábado (1º). O espaço sediou a primeira edição do Veggie Recife com o curso de gastronomia vegana e funcional de Alana Rox, consultora em alimentação saudável e culinarista. A chef ministra cerca de 12 cursos por mês e é famosa no Instagram por postar receitas simples e saudáveis, livres de químicos, açúcar, glúten, ovos e qualquer outro insumo de origem animal.

Fotos: divulgação Fotos: divulgação

Foram duas sessões de três horas de aula, em que mais de 40 vegetarianos, veganos e simpatizantes colocaram a mão na massa e aprenderam a preparar receitas como nhoque de abóbora com molho branco de leite de macadâmia, tortinha com massa de grão de bico recheada com guacamole, tortinha de batata doce recheada com creme de banana e especiarias, entre outras. A aula também abordou truques para eliminar os antinutrientes dos alimentos, como por exemplo colocar a batata doce e os feijões de molho por algumas horas para deixá-los livres das enzimas que dão gases e atrapalham a absorção dos nutrientes.

image (5)

"A proposta das aulas é desmistificar a culinária saudável e mostrar que ela pode ser simples, sem frescuras, além de deliciosa. Não precisamos deixar de comer um brownie, ou uma pizza, só precisamos usar os ingredientes certos, que não nos poluam. Não existe nada mais íntimo do que a alimentação. O que ingerimos entra em contato com todas as nossas células, por isso não podemos comer qualquer coisa", explicou a culinarista.

image (3)

Alana contou também um pouco de sua trajetória, revelando que nasceu vegetariana e por isso passou por bons bocados com os pais - onívoros convictos, que adoram um churrasco -, que insistiam, sem sucesso, que ela comesse carne. Segundo Rox, a ingestão dos 'venenos silenciosos", como ela classifica derivados de animais, são a verdadeira raiz de doenças como depressão, pânico e até mesmo câncer, Parkinson e Alzheimer. "Herdamos a genética, mas também herdamos maus hábitos. Destes últimos temos a responsabilidade de nos livrar", disse.

image (2)

Últimas notícias