Árvores trazem charme para a decoração de apartamentos e casas

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 01/11/2014 às 8:00
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Trazer a natureza para dentro dos espaços de convivência familiar é um dos principais desafios do mundo moderno. Com quintais cada vez menores e o aumento no número de pessoas que deixaram de viver em casa para morar em apartamentos, alguns desafios aparecem para quem quer ter a presença de árvores em seus imóveis.

Foto: divulgação Foto: divulgação

Existe um grande mito de que não é possível manter árvores dentro de apartamentos, mas, de acordo com o paisagista Luciano Lacerda, além de muito indicadas, elas conferem um charme todo especial na decoração das casas. Com cuidados simples e muito carinho, é possível comer frutas colhidas do pé e ter sombra na varanda de imóveis com menor metragem, como os apartamentos mais recentes. O ideal é que as plantas fiquem uma área ventilada e que recebam, pelo menos, 4h de sol diárias.

Foto: divulgação Foto: divulgação

O especialista explica que a primeira preocupação na hora de ter uma árvore dentro de casa é o tipo de vaso em que ela será plantada. "Vasos volumosos são essenciais para que a árvore tenha condições de desenvolver o seu sistema radicular. Assim ela será capaz de absorver de forma satisfatória os nutrientes contidos na terra", afirma. Ele também destaca que as árvores frutíferas podem, e devem, ser plantadas em áreas internas, até mesmo em jardineiras, sem comprometer a saúde da planta.

Luciano Lacerda Luciano Lacerda. Foto: divulgação

Os quintais são os lugares naturais para se plantar espécies de maior porte, mas, mesmo em espaços maiores, é preciso ter alguns cuidados específicos para que não haja prejuízo, tanto da planta, quanto da estrutura do imóvel. Lacerda conta que a primeira preocupação na hora de se pensar a distribuição de espécies em um jardim externo é ter em mente a planta da casa. "É preciso ficar atento às distâncias da fundação e fiação elétrica, na hora de plantar espécies de grande porte e com alta capilarização de raízes. É preferível que se dê prioridade à espécies tropicais como o Pau-Brasil, Pau Ferro, dentre outras", aconselha.

rosa do deserto

Para manter um jardim - interno ou externo -, é preciso de alguns cuidados básicos. Lacerda indica uma pequena lista de ferramentas indispensáveis para a manutenção das plantas. "Eu sugiro como kit básico uma pá de jardinagem, escarificador de solo, tesoura de poda. E não pode abrir mão de um bom regador com chuveiro na ponta", completa.

Últimas notícias