Cuidados com a pele vão da comida ao bisturi

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/10/2014 às 0:20
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem

Um médico e dezenas de pacientes ávidos por informações. Este foi o cenário no qual se transformou o Teatro RioMar, nesta terça-feira (21), durante palestra do cirurgião plástico Guilherme Furtado, mais conhecido como o doutor bonitão do programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Um grande consultório médico onde todo mundo teve direito a se consultar, durante a Semana RioMar de bem com a vida.

Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem Foto: Dayvison Nunes/JC Imagem

O tema foi beleza. Guilherme Furtado falou de tudo o que é importante considerar nos cuidados com este que é o maior órgão do corpo humano. "Para termos uma pele bem tratada, que nos mantenha jovens e saudáveis, o importante é cuidar do nosso corpo desde cedo. O câncer de pele, por exemplo, é o resultado de um acumulado de anos de exposição ao sol", alertou.

Para começar, vale aquela máxima que serve para tudo quando se fala de saúde: alimentar-se bem e fazer atividade fisica. O doutor pontuou algumas substâncias essenciais para se ter uma pele bonita e que nós podemos obter por meio da comida. "A pele não é um couro que eu vou só hidratar, vou lustrar e ela vai ficar linda. Ela é um órgão, tudo o que a gente faz ou ingere a afeta diretamente", explica. Veja:

Licopeno - presente no tomate funciona como um protetor da pele. "Não substitui o filtro solar, mas ajuda muito no combate aos danos causados pelo sol", adverte. E sabe qual a melhor forma de aproveitar a substância da fruta ao máximo? No molho de tomate ou amassadinho com azeite extra virgem.

Vitamina C- Excelente anti-rugas. Frutas como laranja e acerola são excelentes fontes para o nosso dia a dia.

Ômega 3 - Reduz nosso colesterol ruim, o LDL que tem um efeito inflamatório. ótimo hidratante presente no açaí, azeite extra virgem, castanhas e salmão. Pode comprar também cápsulas de óleo de peixe.

Vitamina A - restaurador de lesões e bom para os olhos. Abacate, Bócolis, cenoura e espinafre, por exemplo.

Proteinas - ricas em colágeno, renovador dermocelular.

Mas os cuidados externos também sao importantes, desde uma boa higienização com sabonete adequado para cada tipo de pele, tomar dois litros de água ao dia, hidratar e usar todos os dias o protetor solar. Os cremes são excelentes aliados, segundo Guilherme, principalmente aqueles ricos em vitaminas:

Vitamina A - bom para as rugas, presente no ácido retinoico.

Vitamina B - hidrata e protege de ressecamentos e infecções como foliculites.

Vitamina C- Melhora a textura da pele deixando-a mais firme.

Vitamina E - neutraliza os radicais livres

Vitamina K - melhora olheiras

Tratamentos estéticos e procedimentos cirúrgicos quase que monopolizaram as perguntas durante a palestra. Entre eles, o botox, que evita formação de rugas e corrige; ácido hialurônico, capaz de preencher rugas, sulcos e marcas de acne; peelings, esfolia a pele e remove camadade queratina e células superficiais; lifting, que melhora a flacidez sa pele.

O campeão no quesito plásticas ainda é o silicone. Mas é depois dos 40 anos que cresce a procura pelas correções que só o bisturi pode trazer. Aí, alerta o doutor, vale colocar na balança todos os prós e contras na hora de resolver se submeter a um procedimento cirúrgico. "Algumas cirgurgias, como a de braço, geralmente deixa uma cicatriz muito aparente. Neste caso deve-se pesar se é mais importante para o paciente ter o braço torneado, mas com a marca, ou poder colocar os braços de fora sem ter vergonha de uma cicatriz", diz.

Últimas notícias