Dicas práticas para proteger a pele no verão

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 17/10/2014 às 13:19
Cuide da pele sempre usando protetor solar. Foto: reprodução internet
Cuide da pele sempre usando protetor solar. Foto: reprodução internet

Com a chegada do período de sol, a atenção com a proteção solar, indispensável para a manutenção de uma pele saudável - deve ser redobrada. O principal fator de envelhecimento da pele é a exposição ao sol e, com a chegada do verão, é mais difícil resistir às praias, piscinas e atividades ao ar livre.

Cuide da pele sempre usando protetor solar. Foto: reprodução internet Cuide da pele sempre usando protetor solar. Foto: reprodução internet

A fisioterapeuta dermato-funcional Bruna Barros lembra que a providência básica, até mesmo para quem está indo apenas trabalhar, é o uso do protetor solar. "Nesta época do ano, é importante aumentar o fator de proteção utilizado e lembrar que o produto deve ser reaplicado a cada duas horas”, explica Bruna. "Quem faz tratamentos com ácidos ou clareadores com componentes químicos fortes deve mudar essas substâncias durante os dias mais quentes. Além disso, beber muita água e usar roupas mais leves também pode ajudar", acrescenta.

Foto: divulgação/Bruna Barros Quem faz tratamento de pele tem que ter muito cuidado. Foto: divulgação/Bruna Barros

Confira algumas dicas da profissional sobre os cuidados com a pele:

- Prefira estar na praia antes das 10h e após 16h

- Escolha um filtro solar com proteção UVA e UVB

- O FPS que mede a radiação UVB deve ser acima de 50

- Aplique o filtro solar antes de sair de casa, para que o produto possa ser absorvido pela pele

- Reaplique o protetor a cada duas horas, ou antes disso, em caso de transpiração excessiva ou de mergulhos prolongados

- Use chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas

- Tente ingerir alimentos ricos em caroteno. Além de muito saudáveis, vão deixar a pele um pouco mais escura naturalmente. O caroteno pode ser encontrado no caqui, na cenoura e na beterraba.

Últimas notícias