A importância dos vidros de controle solar

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 16/10/2014 às 9:28
Fotos: reprodução
Fotos: reprodução

Essencial pela facilidade em adaptar-se às necessidades do ser humano, o vidro, em suas diversas formas, tem se tornado cada vez mais importante na projeção dos espaços. Do piso ao teto, o material já ganhou diversas funções e agrega serviços como segurança, proteção ultravioleta, térmica e acústica para os diferentes tipos de ambientes, dependendo da situação e da vontade do cliente. Os vidros de controle solar, sobretudo, são vidros refletivos indicados para locais em que há uma maior incidência de raios solares, como é o caso das fachadas de prédios, janelas, sacadas e coberturas.

Fotos: reprodução Fotos: reprodução

De acordo com a Associação Internacional de Película de Proteção Solar (IWFA), em um estudo realizado em parceria com a ConSol, empresa especializada em consultoria de energia da Califórnia, foi constatado que este tipo de vidro é a melhor escolha quando o assunto é economia de energia, principalmente quando se trata dos escritórios em edifícios arranha-céus nas grandes cidades. "Este tipo de vidro reduzirá a entrada de calor para o interior do ambiente, controlando a entrada de luz para o interior das construções", conta Gustavo Krause, um dos nomes à frente da Intervidro, referência no segmento de construção civil no Estado.

vidros com protecao solar

Além disso, o vidro possibilita a interação das pessoas com o meio externo e, quando laminado, impede a entrada dos raios ultravioletas (UV) em quase 100%. "Esta opção protege as pessoas dos danos causados à pele e evita o desbotamento de móveis, tecidos e pisos, causados pela incidência direta da radiação solar", complementa. Uma vez que as altas temperaturas estão em constante evidência no país, principalmente no Nordeste, a nova tecnologia veio para se tornar uma grande aliada, permitindo que a temperatura esteja sempre agradável e os espaços muito mais confortáveis.

casa1318879501

A economia de energia também merece destaque, afinal, há redução do uso da iluminação artificial e redução do uso do ar condicionado, algo indispensável no nosso dia a dia. "Em residências, também é possível apostar na técnica. Qualquer tipo de janela, por exemplo, pode receber um vidro com proteção solar. Seja com uma nova instalação ou apenas substituindo o vidro atual", finaliza o empresário.

Últimas notícias