Depilação: entenda o que é melhor para a sua pele

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 12/10/2014 às 16:36

Gilete, cera, linha, cremes, aparelhos elétricos, fotodepilação, laser.  Atualmente, é possível encontrar as mais variadas formas de retirar ou disfarçar os pelos do corpo. Porém, cada uma das opções tem seus prós e contras e é preciso levar em consideração o tipo de pele de cada um para que a depilação não se transforme num martírio pós-retirada dos indesejáveis fios pelo corpo.

depilacao

Segundo a dermatologista Luciana Lócio,  cera e gilete, por exemplo, agridem a pele e não trazem um resultado definitivo. Das opções mecânicas, segundo ela, a linha é a ‘menos ruim’ de todas, assim como o depilador elétrico. Quem optar por gilete deve jogar a lâmina fora após cada depilação. Já a cera (quente ou fria) é a mais agressiva de todas as opções. “Isto porque, a qualquer momento da vida, pode haver alergia e manchas devido ao seu uso, mesmo não tendo havido nada antes. Além disso, pelo trauma repetido, mês a mês, pode acontecer o escurecimento da pele”, ensina.

De todas as técnicas, a especialista ele o laser duet como a melhor.  “Ele explode o pelo dentro da pele sem agredir a superfície dela. Além disso, traz um resultado progressivo, sem nascimento de pelos depois de 6 a 10 sessões. Sessões que podem ser mensais”, informa. Luciana alerta que a técnica é diferente da conhecida fotodepilação. “São duas tecnologias diversas. A fotodepilação, na verdade, é feita com luz pulsada e não com laser. Ela é bem menos eficiente do que ele, embora ajude a afinar o pelo. Ela não destrói o bulbo, portanto não extermina o pelo. O bulbo só é destruído pelo laser”, explica. Além disso, uma boa notícia: as tecnologias atuais para depilação com laser causam pouquíssima dor.

Mas se a pessoa escolher depilar em salão, com cera, é importante ter certeza de que o local é adequado, com fiscalização da Vigilância Sanitária e profissionais capacitados. “Além disso, é importante ficar de cinco dias a uma semana sem bronzeamento”, conclui.

Últimas notícias