Paulo Câmara: votação surpreende e desenvoltura melhora

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 05/10/2014 às 23:18

Os números conquistados por Paulo Câmara, ao Governo, e Fernando Bezerra Coelho, ao Senado, na eleição deste domingo (5) devem ter pego de surpresa inclusive os dois. Na coletiva de Imprensa, cedida aos jornalistas logo que a apuração chegou ao fim, no Recife Monte Hotel, todas as conversas paralelas entre socialistas e jornalistas giravam em torno disso. As vitórias eram esperadas por eles, mas não com as expressivas votações: Câmara foi o governador eleito no País com maior quantidade: 68,09% (99,92% das urnas apuradas) contra 31,05% de Armando Monteiro (PTB). Já FBC mostrou diferença larga entre seu maior adversário, João Paulo (PT): 64,35% contra 34,79% (99,95% das urnas apuradas), tendo JP estado, por quase toda a campanha, no topo das pesquisas.

Parte da mesa composta na coletiva de Imprensa/Foto: Diego Nigro/JC Imagem Parte da mesa composta na coletiva de Imprensa/Fotos: Diego Nigro/JC Imagem

Nas respostas aos jornalistas, Câmara não adiantou muita coisa sobre seus próximos passos. A quase tudo respondeu que irá se reunir para definir: inclusive sobre se apoiará Dilma ou Aécio no 2º turno. Mas a desenvoltura do governador eleito foi notada como melhorada - quem sabe devido ao alívio da eleição sobre a tensão do embate, que existia antes. Respondia com mais segurança e articulação, sem quase gesticular, já com "pinta" de líder.

Renata Campos olhava para os filhos, sentados na fileira de trás Renata Campos olhava para os filhos, sentados na fileira de trás

Sentado ao lado da mulher, Ana Luiza, de Renata Campos, do vice, Raul Henry, com Luiza Nogueira; mais o prefeito Geraldo Julio, com Cristina Mello, e Sileno Guedes - presidente estadual do PSB -, ele afirmou que João e Maria Eduarda, filhos mais velhos de Eduardo Campos, "têm condições, hoje, de ajudar muito no serviço público, se quiserem", respondendo se a ideia de ter os herdeiros do seu mentor como integrantes do seu governo era atraente. Renata, no momento, olhou para trás, onde estavam seus filhos, mirou João e sorriu. Aliás, Miguel, que caminhou de votação em votação durante o dia, também foi levado para o evento.

2D051014026

Comemorações

Antes de chegar à coletiva, a comitiva parou na Praça de Casa Forte, onde estavam os militantes. Em carro aberto, Câmara, GJ, Maria Eduarda, João e Pedro Campos acenavam. Após a coletiva, a comemoração ocorreu no Marco Zero junto com o povo. E de lá a equipe da campanha, familiares e copartidários seguiram para a Usina Dois Irmãos, para festa fechada.

Últimas notícias