Maternidade: o que levar para o bebê?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 04/10/2014 às 13:20
conjunto vermelho FOTO:

Bebê prestes a nascer, quarto arrumado, parto, muitas vezes, já planejado. Para algumas mães, entretanto, um item costuma ficar para a última hora: a mala da maternidade. A dúvida é a mesma: o que levar? Quais são os itens indispensáveis para mamãe e bebê?

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Para as mães, o enxoval acaba consistindo nas roupas básicas – camisolas, robes, sutiãs, calcinhas, meias – e produtos de higiene. Já para o bebê, o arsenal é maior e inclui uma série de roupinhas e acessórios de cama. Segundo Luiza Longmann, da Diminuti, o ideal é levar: 6 conjuntos de linha com casaquinho; 2 conjuntos de algodão; 4 bodies de algodão com gola (tamanho RN); 1 roupinha para sair da maternidade; 6 mantas; 4 pares de sapatinhos e luvinhas de linha (mesmo no verão, para o bebê não se arranhar); 2 pares de sapatinhos e luvinhas de algodão; 6 fraldas ou paninhos de boca e para amamentar; lacinhos de cabelo (caso seja menina); 6 conjuntos de lençol de carrinho ou berço com 3 peças; 6 saquinhos de maternidade (para colocar a roupa e os lençois de cada dia). Lembre-se, ainda, de itens como escova de cabelo, enfeite para porta da maternidade, lembrancinhas para as visitas (50 é um bom número), Livro do Bebê e Livro de Assinaturas.

conjunto vermelho

Luiza explica que, apesar de os bebês que nascem de cesariana passarem apenas duas noites na maternidade, é importante levar conjuntinhos extra. “Isto para o caso de haver vazamento na fraldinha ou de o bebê golfar”, afirma. Para as meninas, caso a maternidade permita furar a orelha, é interessante já levar os brincos.

Luiza acrescenta algumas dicas. “Dê preferência aos tecidos de algodão, evite os sintéticos. Além disso, lave todas as roupinhas do bebê com sabão neutro, se possível, à mão. Para assegurar que seu bebê use as roupinhas e acessórios do jeito e no dia que você deseja, organize-os em saquinhos especiais para dar à enfermeira, no hospital. Na maioria dos casos, não é preciso levar fralda descartável, lenços umedecidos ou pomadas porque as maternidades de Recife já possuem tudo”, conclui.

Últimas notícias