Plantas são destaque na decoração de áreas internas e externas

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 27/09/2014 às 9:31
Fotos: divulgação
Fotos: divulgação

Sempre bem-vindas na decoração, as plantas conferem tranquilidade e frescor, além de emprestar a beleza de suas cores e seus formatos aos ambientes que habitam. De acordo com Celsinho Ribeiro, da Villa Naro, engana-se quem pensa que o paisagismo deve ficar restrito aos espaços externos das residências. De acordo com o empresário, elas combinam perfeitamente com espaços internos, como salas, escritórios, jardins internos e jardins verticais nas paredes.

Fotos: divulgação Fotos: divulgação

Para não errar, escolha locais próximos a janelas, onde há boa incidência de luz solar e ventilação. Evitar locais com vento forte é fundamental. Ainda de acordo com Celsinho, além da Lança de São Jorge, outras plantas que vêm ganhando destaque nas decorações de interiores são a Dracena Arbórea, que resiste até aos efeitos do ar-condicionado, e a Camadorea Elegans, que, com suas flores finas e delicadas, ficam muito bem em sala, escritório e living.

PLANTAS 3

Para quem quer colocar plantas no banheiro, de acordo com Ana Cristina Moura e Lucianna Pimentel, diretoras da Ornare Recife, é melhor usá-las no lavabo, pois como não tem chuveiro, há menos umidade. Já na cozinha, pequenos vasinhos e arranjos simples caem muito bem. Se a intenção é ser original, pegue aquele utensílio de cozinha que não se usa mais e use-o como um vaso para sua planta. Pode ser uma xícara, bule ou qualquer outro item que achar interessante.

PLANTAS 4

Outra opção é projetar uma horta na cozinha; mesmo para quem não dispõe de muito espaço, esta pode ser uma ideia bem interessante. Se o ambiente for muito pequeno, deve-se escolher poucas espécies e dar preferência às mais resistentes, como hortelã, erva-cidreira, alecrim, manjericão e tomilho. É importante lembrar que os vasos devem ficar próximos da janela ou em um lugar bem iluminado. Utilizar uma boa terra vegetal e drenos, colocando uma pequena camada de argila expandida e um pedaço de manta, para evitar que a terra passe pelo vaso, é super importante.

PLANTAS 2

Últimas notícias