Conheça a dieta Detox

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 22/09/2014 às 13:10
Como-perder-peso-com-a-dieta-detox FOTO:

Depois do fim de semana sempre bate aquele arrependimento causado pelos exageros do descanso. Docinhos, salgados, frituras, bebidas e afins nos seduzem valendo-se da desculpa das pausas semanais. Na segunda-feira, quando a vida volta ao normal e a realidade bate à porta, também vêm junto os jornais, revistas e a televisão, estampando diariamente modelos exibindo corpos de dar inveja. A essas alturas, só nos sobra o peso na consciência e o desejo de nos espelharmos nesses exemplos quase intangíveis - mas não podemos esquecer que, para alcançar tal silhueta, elas vivem em função de exercícios físicos e dietas. Algumas dessas dietas caem no gosto das celebridades e acabam virando febre entre suas fãs. Atualmente, uma das mais adotadas é a dieta detox, seguida por famosas como Giovana Antonelli e Jennifer Aniston. Além de ser uma ótima diretriz para começar um processo de reeducação alimentar e seguir um estilo de vida mais saudável, a dieta é um ótimo caminho para quem quer, primeiro, livrar o organismo de toxinas que vão se acumulando e fazem muito mal.

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

O que é a dieta detox? 

Trata-se de um processo de detoxificação - ou seja, a retirada de substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo. Presentes no sal, no açúcar, em corantes, conservantes, agrotóxicos, bebidas alcoólicas e noites mal dormidas, assim como stress, cigarro, poluição e excesso de sol, essas toxinas se acumulam, como uma espécie de lixo, sobrecarregando o organismo - que, por sua vez, nem sempre dá conta da faxina. O objetivo da dieta não é perder peso, e sim promover o equilíbrio do corpo. O emagrecimento é apenas consequência.

Dieta-detox-do-chá

Quais são os benefícios?

Além de promover nutrição, a dieta contribui com o bom funcionamento do intestino, aumenta a eliminação de líquidos, diminuindo sua retenção, promove a aceleração do metabolismo, aumentando o gasto calórico, proporciona uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces, devido ao aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo.

Sete dias de dieta são suficientes para notar as mudanças positivas.

Como-perder-peso-com-a-dieta-detox

Quais alimentos não podem faltar neste período?

Os integrais são indispensáveis, pois são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha, são ricas em proteínas, desempenhando papel importante na construção e manutenção dos tecidos. Peixes fornecem proteínas em quantidades equivalentes à carne vermelha, além de oferecerem grandes quantidades de ômega-3 - uma gordura benéfica à saúde, com ação anti-inflamatória. Frutas, legumes e verduras fornecem ao organismo vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes e também são fontes de fibras. Por fim, chás de ervas contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido ao seu efeito diurético.

dieta-detox-perder-3-kg-em-10-dia-pos-inverno-50111

Como funciona a dieta?

A detox deve ser personalizada, portanto, esqueça as fórmulas milagrosas: para elaborá-la, é preciso conhecer o histórico de saúde, hábitos de vida e alimentação de cada um.

dieta-detox-liquido

Os seguidores e os propagadores

O empresário Marcilio Batista conheceu a dieta em setembro 2013, através do documentário Fat, sick and nearly dead, do Joe Cross. "Aquele foi o estímulo necessário para me empenhar e começar uma nova vida", lembra. De lá para cá, ele perdeu 35 kg. "Tenho uma alimentação equilibrada, livre de excesso de glúten, lactose e extremamente rica em frutas, legumes e voltada pro vegetarianismo. Não totalmente, porque ainda como peixe, mas deixei de comer carne vermelha, tomar refrigerantes e comer lanches desnecessários que me intoxicavam diariamente", conta.

suco-detox-com-couve-pepino

Estimulado pelos amigos, Marcilio abriu seu próprio negócio e deu vida ao Bigode Verde - empresa especializada na produção e distribuição de sucos 100% naturais e sem conservantes. "Trabalhamos com seis tipos de sucos que compõem uma tabela nutricional desenvolvida por nutricionistas", conta. De acordo com ele, os programas são de 3 dias, com 18 sucos; 5 dias, com 30 sucos, ou 10 dias, com 60 sucos. "A pessoa que deseja realmente fazer o detox tem que se preparar dois dias antes de começar. Sempre recomendamos fazer um acompanhamento médico, pois os sucos não tem apenas a finalidade de emagrecimento, são ricos em enzimas, proteínas e vitaminas e de rápida absorção do organismo", orienta. "A pessoa entra em contato conosco, através das redes sociais e nós passamos o cardápio por e-mail. As entregas são feitas de bicicleta, pensando no impacto ambiental", comenta Carlos Pompeu, sócio de Marcilio na empreitada.

agua_coco

O gastrônomo Henrique Feitosa também embarcou na onda detox: "Perdi 3 kg em 15 dias e sem fazer exercícios físicos", conta. "Três objetivos me motivaram a entrar na dieta: acelerar o metabolismo, melhorar o sistema digestivo e aumentar a imunidade. Me sentia muito mais disposto ao acordar com uma sensação de saciedade", expõe.

Para os que desejam entrar na onda, além da Bigode Verde, Recife ainda conta com a BioFit Detox, na Zona Sul da cidade, que dispõe de cinco opções de cardápios, que variam entre líquidos e sólidos ou programas de 3 ou 5 dias. Para quem não consegue largar as coxinhas, pudins e outras delícias, a  Dix Receitas Fit fornece esses alimentos preparados especialmente para pessoas que praticam atividades físicas e fazem dietas com restrição calórica. Nhoque de batata doce, mandioquinha com frango e risoto de salmão são algumas das refeições que podem ser conferidas no cardápio da 4fitnutrition, empresa especializada em alimentação balanceada e que faz entregas em domicílio em qualquer endereço da Região Metropolitana do Recife.

Últimas notícias