Paisagismo: cada vez mais verde nas construções urbanas

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 20/09/2014 às 15:50
Foto: arqMULTI/Divulgação
Foto: arqMULTI/Divulgação

Paisagismo é uma atividade que engloba arte, técnicas, bom senso e muita criatividade. A técnica consiste, basicamente, na criação de espaços funcionais e agradáveis, utilizando plantas e outros elementos de decoração. Com o passar do tempo, o paisagismo, inclusive, começou a suprir a falta de contato direto com o verde nas grandes cidades. Varandas, coberturas e muros de casas e prédios têm suas fachadas valorizadas pelos jardins, garantindo aos espaços um visual bonito e agradável.

Foto: arqMULTI/Divulgação Foto: arqMULTI/Divulgação

De acordo com Soraya Carneiro Leão, um dos nomes à frente do Arqmulti, o paisagismo não é, como muitos acreditam, apenas a elaboração de jardins e praças. Na realidade, ele constitui uma técnica cada vez mais apurada, voltada para a criação de áreas que possam substituir espaços destruídos pela desordenada onda de construções.  Àqueles que desejam apostar em criações feitas a partir do paisagismo, deve-se ficar atento às seguintes dicas:

- Vasos com palmeiras junto à fachada sempre ajudam a dar volume e quebrar a rigidez da construção;

Foto:  arqMULTI/Divulgação Foto: arqMULTI/Divulgação

- Para quem tem mais espaço, árvores e arbustos ao lado da entrada criam um interessante caminho para quem chega;

- Se tiver canteiros no chão, abuse dos arbustos e folhagens. Se não, componha com sequências de vasos. O efeito é de um jardim contemporâneo;

Foto: Reprodução/Internet Foto: Reprodução/Internet

- Aos que desejam investir um pouco mais, painéis de madeira e paredes verdes são tendências que valem a pena. Seixos e pedriscos no piso ajudam a dar acabamento em canteiros de sombra.

Últimas notícias