Cardápio para a saúde ocular. Você sabia que existe?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 13/09/2014 às 15:54
salmão FOTO:

Cenoura, alface, brócolis... Toda criança já esperneou na hora de ingerir verduras e vegetais e ouviu a mãe ou a avó dizer “coma que faz bem para a vista!”. O que pode soar apenas como uma estratégia para fazê-lo comer na verdade é comprovado cientificamente: alguns alimentos de fato fazem bem à saúde ocular, aumentando o alcance visual, evitando glaucomas e a degeneração, melhorando a oxigenação, entre muitos outros benefícios.

Fotos: Reprodução/Internet Fotos: Reprodução/Internet

Alimentos com a cor laranja, por exemplo, são fontes de betacaroteno e vitamina A, que contribuem não só para o bom funcionamento da retina como para o do organismo em geral. A falta destes nutrientes pode causar diminuição da acuidade visual, ressecamento ocular e úlceras que se formam na área das córneas. Se não forem tratadas corretamente, esses problemas podem resultar na perda da visão.

laranja-beneficios-18

Já o famoso espinafre, fonte de força do popular marinheiro Popeye, contem antioxidantes naturais que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Este mérito, entretanto, não é só dele. Praticamente todas as folhas verdes, como a alface, a couve e o brócolis possuem substâncias, como a luteína e a zeaxantina, que diminuem o desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e ajudam a enxergar melhor as cores.

salmão

Além disso, elas evitam a maior causa de cegueira nos países mais desenvolvidos: a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Segundo a oftalmologista Rafaela Aguiar, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), os alimentos verdes, e ricos em ômega 3, possuem uma ação antioxidante mais específica que evita a reação inflamatória da DMRI. “Outros itens que possuem esta ação é são o salmão, o atum e a sardinha”, explica. Uma alternativa para quem não é muito fã de salada.

folhas verdes

Peixes de água fria, em geral, são ricos, também, em ácidos graxos, que atuam no combate à Síndrome do Olho Seco, cada vez mais comum nos dias atuais. Castanhas, linhaça e óleo de canola também ajudam a evitar a doença, que é causada por uma anomalia na produção das lágrimas. Ainda segundo Rafaela, praticamente todos os alimentos que fazem mal à saúde do seu corpo também são prejudiciais à saúde ocular. “Por isso, procure manter uma dieta equilibrada, cortando carboidratos, gordura trans, carne vermelha e enlatados, sem deixar de regular o sal e o açúcar”, completa a especialista.

Últimas notícias