Cafés para aquecer ou refrescar

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 06/09/2014 às 9:10
Fotos: divulgação/Sabor do Beijo
Fotos: divulgação/Sabor do Beijo

Todo mundo sabe que brasileiro adora café e quem é fanático mesmo não dispensa a bebida nem nas estações mais quentes do ano, quando ela aparece gelada e combinada com sorvete, chantilly, chocolate e o que a imaginação permitir. No Nordeste do País, onde a temperatura costuma ser mais elevada o ano inteiro, o chamado iced coffee vem ganhando popularidade e, nesta temporada primaveril, divide espaço com o café tradicional, dupla queridinha para enfrentar as mudanças de temperatura e agradar o paladar.

Fotos: divulgação/Sabor do Beijo Fotos: divulgação/Sabor do Beijo

Embora ainda seja menos difundido que nos Estados Unidos e na Europa, onde combinações inusitadas como misturar a bebida com suco de laranja fazem o maior sucesso, o café gelado ganhou um cantinho no coração dos pernambucanos. "Antigamente, tinha uma certa resistência, as pessoas só pediam o café preto, que todo mundo conhece. Hoje, os clientes até substituem a sobremesa pelo iced coffee", comenta Sofia Mota, chef da Sabor de Beijo, que percebeu um crescimento nos pedidos por cafés estilizados.

7 - cafe a

Mas nem tudo é praia e calor por aqui e às vezes o friozinho chega nos convidando para uma xícara quente dessa bebida tão saborosa. Nessas horas, uma composição de café quentinho com chocolate derretido e chantilly é certeira. "Quem prefere um sabor mais forte, pode substituir o chocolate por um licor de baunilha ou chocolate branco. Além de aquecer, dá um tom especial", ensina Sofia. Para uma mistura mais inusitada, vale combinar o café com creme de leite e um pouquinho de suco de laranja. É o friozinho doce do inverno sem perder o sabor cítrico do verão.

Últimas notícias