Biba Fernandes ensina como fazer um Merengue de Morango

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 05/09/2014 às 17:59
Foto: Sérgio Lobo/Divulgação
Foto: Sérgio Lobo/Divulgação

A lenda diz que o merengue foi inventado por volta de 1600 pelo pasteleiro italiano Gasparini, residente Meiringen, na Suíça. Outra teoria é que ele foi invenção de um cozinheiro a serviço do rei polonês Estanislau I da Polônia, a partir de uma receita alemã, e vem da palavra polaca "Marzynka". O que é certo é que os primeiros suspiros foram servidos na França, em Nancy, na corte do mesmo rei polonês. A filha do rei era muito gulosa e fez questão na sobremesa no casamento com Louis XV, tornando o merengue moda na corte francesa.

Independente da origem, o doce hoje é apreciado no mundo inteiro e no Recife, ele é a sobremesa mais pedida no restaurante peruano Chiwake, no bairro do Espinheiro. O chef da casa, Biba Fernandes, ensina a preparar essa delícia.

Foto: Sérgio Lobo/Divulgação Foto: Sérgio Lobo/Divulgação

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

2 medidas (da lata) de leite

2 colheres de maisena

Chantili

Morangos a gosto

Suspiro de padaria a gosto

Calda de Morango

Preparo do creme

Misture o leite condensado, o creme de leite e o leite e leve ao fogo. Após ferver, adicione as duas colheres de maisena dissolvida no leite para engrossar.

Montagem

Preencha o fundo de uma taça com chantily. Depois acrescente uma camada de suspiro de padaria, uma camada de creme, uma camada de morango laminado e outra camada de creme.

Cobertura

Finalize a sobremesa com chantilly, mais um pouco de morango laminado e calda de morango.

Últimas notícias