6 dicas para aliviar e evitar as rugas

Publicado em Notas 16/08/2014 às 4:47
6 dicas para aliviar e evitar as rugas

Para alguns, marcas positivas de vivências e experiências; para outros, quase uma tragédia. Infelizmente para esses últimos, ainda não é possível acabar completamente com as rugas. No entanto, com os avanços da dermatologia cosmética, está ao nosso alcance minimizar seus efeitos e retardar seu aparecimento.

Os fatores que provocam o envelhecimento da pele podem ser divididos em intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos ou naturais estão relacionados à idade, e decorrem de processos metabólicos e fisiológicos, como a produção de radicais livres e a diminuição da produção de colágeno e elastina. Já os extrínsecos referem-se a influências do meio ambiente, como poluição, clima, alimentação, tabagismo e ação da radiação solar (fotoenvelhecimento).

9431-hidratacao-para-evitar-rugas

Com base nos diferentes motivos que podem causar rugas, a dermatologista Márcia Grieco informa que é possível tomar medidas para evitá-las. “A adoção de hábitos saudáveis, como uso de protetor solar e a hidratação correta do organismo, são algumas delas”. Confira todas as dicas da especialista:

1. Uso de cremes (tópicos) recomendados por especialistas. Esses produtos devem conter na fórmula substâncias que atuam na neoformação de colágeno: ácido retinóico, alfa hidróxiacido (ácido glicólico), ácido ascórbico e ácido hialurônico.

2. Adoção de fotoprotetores no dia a dia. Nesse caso, a utilização de FPS com antioxidantes (chá verde, vitamina E, retinol, ácido ferúlico e glicina da soja) que agem na diminuição da produção da metaloproteína e aumenta a resistência imunológica da pele, reparando o DNA das células.

9430-protetor-solar-para-cuidar-da-pele

3. Ingestão de nutracêuticos com orientação médica. Tratam-se de compostos que podem ser utilizados para suprir alguma necessidade do organismo. As cápsulas devem conter ativos que atuam como antioxidantes e antiglicantes como polipodium leucotomus, luteína, vitamina E e epigalocatequinas.

4. Prática da “dieta antienvelhecimento”. Nesse caso, evitar o açúcar, considerado o grande vilão, por causar o endurecimento de fibras de colágeno e elastina.

5. Conscientização da importância de hábitos saudáveis para o corpo. Além do uso do FPS diariamente e da dieta equilibrada, hidratação via oral (mínimo de 2 litros de água por dia) e exercícios físicos. Recomenda-se também o abandono do tabagismo.

cuidados-com-a-pele-beleza-4

6. Adoção de tratamentos estéticos. Peelings, luz pulsada e laser CO2 melhoram a textura, manchas rugas e induzem a neocolagenese (novas fibras de colágeno); radiofrequência – aquecimento da pele a 40-41°C que melhoram a firmeza; toxina botulínica nas áreas de rugas dinâmicas como fronte, glabela, pés de galinha e rugas de pescoço; e preenchimento (com substâncias absorvíveis como ácido hialurônico e outros) nos sulcos e “volumização” da face.

Compartilhe
Publicado por
Mirella Martins

Comentários
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com