Corrida pela saúde: Social Fitness dá dicas sobre o esporte

Publicado em Notas 12/08/2014 às 8:43
Corrida pela saúde: Social Fitness dá dicas sobre o esporte

Que praticar uma atividade física é de fundamental importância, ninguém discute. Cada vez mais frequentemente, a falta de tempo é a grande vilã que atrapalha a busca por uma vida mais saudável. Por isso, muita gente adota a corrida como esporte favorito: a possibilidade de fazer um exercício que não exige hora marcada nem deslocamento até a academia seduz aqueles com agendas mais ocupadas.

Se engana, porém, quem pensa que, para correr, basta calçar um tênis, uma roupa leve e sair na rua. Como toda atividade física, caso seja realizada sem a orientação correta, a corrida pode provocar danos ao corpo dos atletas. Pensando na saúde e bem-estar dos nossos leitores, o Social Fitness desta semana dá dicas sobre a prática da corrida de rua.

Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

Embora pareça ser um exercício simples, uma vez que não exige estrutura ou equipamentos especiais, a corrida é uma atividade completa. Por ser um exercício aeróbico, sua prática induz a queima de calorias e acelera o metabolismo, sendo muito útil para quem deseja perder peso. Além disso, correr exige que o coração trabalhe rapidamente para bombear mais sangue, distribuindo mais oxigênio por todo o nosso corpo – exercitando, assim, todo o sistema cardiovascular e aumentando nossa capacidade respiratória. Correr também fortalece músculos e ossos do corpo todo, mas principalmente dos membros inferiores. A prática do esporte proporciona uma melhor qualidade do sono, fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças, estimula o raciocínio, a memória e outras funções cognitivas.

DN110814070

No entanto, devido ao seu alto impacto sobre ossos e músculos, a corrida também oferece riscos. Desde as comuns cãibras até as tendinites (inflamações nos tendões), passando por dores nos pés, joelhos ou quadris, e chegando até a fraturas por estresse, são muitos os problemas que podem atingir os atletas que não tomam os devidos cuidados antes e durante os treinos.

Para usufruir dos benefícios da atividade evitando os problemas de saúde, é importante, antes de iniciar a prática da corrida, fazer uma avaliação física completa, detectando assim possíveis doenças ou fatores de risco. Outro fator fundamental é a escolha de um bom tênis: o calçado ideal deve absorver os impactos da corrida, poupando assim as articulações; não pode ser apertado demais, para não prejudicar a circulação, nem muito folgado, para que o pé não escorregue; deve ser também adequado ao tipo de pisada – uma vez que muita gente pisa “para dentro” (pisada pronada) ou “para fora” (pisada supinada) – promovendo maior estabilidade. Antes e depois de cada corrida, não se deve esquecer dos aquecimentos e alongamentos, essenciais para aumentar a elasticidade dos músculos e prevenir lesões. Durante o treino, uma boa hidratação é fundamental.

DN110814094

De forma análoga aos cada vez mais populares grupos de ciclismo, grupos de corrida e caminhada são grandes aliados na prática da atividade física segura e responsável. No Recife e em Olinda, por exemplo, a O2 Cooper oferece o acompanhamento dos corredores por profissionais qualificados, direcionando diferentes tipos de treinamento. Além disso, os integrantes do grupo contam com procedimentos como aferição da pressão arterial e frequência cardíaca, teste de glicemia e outros, dedicando-se à atividade com muito mais segurança.

A prática da corrida, em resumo, queima gorduras, aumenta a resistência e faz bem ao organismo como um todo. Também dá um up na autoestima, é uma atividade que agrada a gente de todas as idades, e tanto pode ser praticada em grupo como pelos “lobos solitários”. Como dizia o personagem do Mel Gibson no filme Do que as mulheres gostam, de 2000: “Você não precisa parar na frente do espelho e pensar no que a estrada vai achar da sua roupa. A estrada não se preocupa se você está usando batom, ou com quantos anos você tem. A única coisa com que ela se preocupa é que você lhe faça uma visita de vez em quando.”

DN110814144

Compartilhe
Publicado por
Mirella Martins

Comentários
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com