Saiba como planejar um Closet

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 02/08/2014 às 13:20
Linha de Armários Velos by Patricia Anastassiadis. Foto: Divulgação
Linha de Armários Velos by Patricia Anastassiadis. Foto: Divulgação

Quem nunca sonhou em ter um closet daqueles "de cinema"? O closet é a maneira mais bonita e funcional de organizar suas roupas e acessórios e tê-los sempre facilmente ao alcance da mão. Montar um, no entanto, não é tarefa das mais fáceis: além da disponibilidade de espaço, requer atenção, sensibilidade e a infraestrutura necessária para comportar todas as roupas. Para dar uma força nesta tarefa ao mesmo tempo trabalhosa e divertida, conversamos com Ana Cristina Moura, que comanda a Ornare Recife, e ela deu algumas dicas infalíveis para se projetar um closet super funcional.

Roupas

Definir o espaço para o closet é o primeiro passo. Em seguida, deve-se calcular aproximadamente quantas e quais peças serão guardadas nele. Com base nessas informações é possível projetar a quantidade de prateleiras, gavetas e espaços para cabides. Não se pode esquecer de estipular um local para organizar bolsas e sapatos.

Organização

Nos casos dos closets compartilhados pelo casal, segundo Ana Moura, o ambiente deve ser projetado para que ninguém saia em desvantagem. Do lado feminino, por exemplo, a empresária sugere nichos específicos para guardar bolsas, maquiagem, sapatos e cabideiros altos, para vestidos longos. Já para o espaço masculino, são indispensáveis cabides para colocar paletós, camisas e calças. Também devem-se incluir soluções para guardar gravatas e sapatos.

Arrumação das peças

Para garantir praticidade na hora de montar os looks diários, é importante facilitar o acesso às peças mais usadas. Itens que não são utilizados constantemente, como chapéus e malas, devem ficar em prateleiras mais altas. Camisetas podem ficar dobradas nas prateleiras. As peças que precisam ficar esticadas, no entanto, como camisas e calças, devem ficar em cabides instalados em cabideiros.

Funcionalidade

Ter um closet eficiente significa dar praticidade ao morador de uma residência. Para isso, portas de correr são uma excelente sugestão: ocupam menos espaço  e facilitam o dia a dia das pessoas. Os compartimentos precisam ter fácil acesso; caso existam prateleiras muito altas, é indicado ter uma escada segura para o melhor manuseio das peças.

Ventilação e iluminação

Por fim, Ana Cristina ressalta dois pontos de extrema importância no planejamento de um closet: a iluminação e a ventilação. O mais indicado é ter uma lâmpada ou luminária que ilumine todo o ambiente, facilitando o contato com as roupas. Nas gavetas e sapateiras, a sugestão é usar lâmpadas de LED, que não esquentam. É importante lembrar que, independente do tipo de lâmpada ou de sua localização, a luz deve ser branca ou amarela, para não interferir na cor dos tecidos. Além de tudo, o ambiente precisa ser muito bem ventilado, para evitar mofo e outros problemas.

Linha de Armários Velos by Patricia Anastassiadis. Foto: Divulgação Linha de Armários Velos by Patricia Anastassiadis. Foto: Divulgação

Armario Ruy Otake. Foto: Divulgação. Armario Ruy Otake. Foto: Divulgação.

Linha de Armários Meia Lua by Ruy Otake. Foto: Divulgação. Linha de Armários Meia Lua by Ruy Otake. Foto: Divulgação.

Linha de Armários Saville by Patricia Anastassiadis. Foto: Divulgação. Linha de Armários Saville by Patricia Anastassiadis. Foto: Divulgação.

Últimas notícias