Dicas de como falar bem em público

Publicado em Notas 30/07/2014 às 11:00
Dicas de como falar bem em público

Serenidade e confiança são essesnciais

Falar em público é um grande medo compartilhado entre muitas pessoas, espelhadas no mundo inteiro. O problema se tornou mais sério nas últimas décadas, porque as palavras, cada vez mais, se destacam como principal instrumento para motivar, influenciar e ressaltar ideias tanto no âmbito social, como no profissional.

De acordo com os professores Abelardo e Cláudio Borba, diretores e instrutores no curso de Oratória do Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP), nas Graças, falar em público é indispensável para o sucesso em quase todas as profissões. Eles ressaltam que, quem consegue ressaltar suas qualidades e conhecimentos, certamente conquista o destaque que merece.

Cláudio e Abelardo Borba são mestres em oratória. Fotos: divulgação

Cláudio e Abelardo Borba são mestres em oratória. Fotos: divulgação

Para dar uma forcinha aos que ainda não têm muita segurança na hora de falar em público, os especialistas listaram com exclusividade para o Social1 algumas dicas preciosas para o domínio sobre o medo de falar em público. Confira.

Trabalhar aspectos como autoestima – se a pessoa se sente confiante sobre algum assunto, com certeza irá se sair bem na hora de expor o que acha sobre o tema;

Apresentação pessoal – gestos, postura, visualização, semblante, confiança e voz: todos esses elementos são importantes e devem ser observados na hora da apresentação;

Calma – transmita serenidade à plateia. Fale como se estivesse conversando com eles. Sorria sempre, com todo o corpo.

Serenidade e confiança são essesnciais

Serenidade e confiança são essesnciais

Organização das ideias – na hora de falar para o público, é importante ter em mente o que vai falar, evitando, assim, os famosos “brancos”. É sempre bom levar um cartão com as palavras-chave anotadas na sequência que irá falar.

Treinar – somente treinando será possível corrigir linguagem e postura. Uma ótima dica é usar o seu reflexo no espelho para observar como está falando. Pedir a algum amigo ou familiar para corrigir suas falhas também é interessante.

Treinar na frente do espelho ajuda a se conhecer melhor, corrigir os erros e atingir autoconfiança

Treinar na frente do espelho ajuda a se conhecer melhor, corrigir os erros e atingir autoconfiança

Fazer um curso de oratória – conheça as técnicas e tenha mais autoconfiança ao falar em público, fazendo um curso de oratória. Institutos como o IAP, CTG, Senac e outros, por exemplo, realizam cursos em turmas abertas e, muitas vezes, in company, dentro das empresas, com desenvolvimentos personalizados. Boa sorte!

Compartilhe
Publicado por
Mirella Martins

Comentários
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com