Dicas de como falar bem em público

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/07/2014 às 11:00
Serenidade e confiança são essesnciais
Serenidade e confiança são essesnciais

Falar em público é um grande medo compartilhado entre muitas pessoas, espelhadas no mundo inteiro. O problema se tornou mais sério nas últimas décadas, porque as palavras, cada vez mais, se destacam como principal instrumento para motivar, influenciar e ressaltar ideias tanto no âmbito social, como no profissional.

De acordo com os professores Abelardo e Cláudio Borba, diretores e instrutores no curso de Oratória do Instituto de Aperfeiçoamento Pessoal (IAP), nas Graças, falar em público é indispensável para o sucesso em quase todas as profissões. Eles ressaltam que, quem consegue ressaltar suas qualidades e conhecimentos, certamente conquista o destaque que merece.

Cláudio e Abelardo Borba são mestres em oratória. Fotos: divulgação Cláudio e Abelardo Borba são mestres em oratória. Fotos: divulgação

Para dar uma forcinha aos que ainda não têm muita segurança na hora de falar em público, os especialistas listaram com exclusividade para o Social1 algumas dicas preciosas para o domínio sobre o medo de falar em público. Confira.

Trabalhar aspectos como autoestima - se a pessoa se sente confiante sobre algum assunto, com certeza irá se sair bem na hora de expor o que acha sobre o tema;

Apresentação pessoal - gestos, postura, visualização, semblante, confiança e voz: todos esses elementos são importantes e devem ser observados na hora da apresentação;

Calma - transmita serenidade à plateia. Fale como se estivesse conversando com eles. Sorria sempre, com todo o corpo.

Serenidade e confiança são essesnciais Serenidade e confiança são essesnciais

Organização das ideias - na hora de falar para o público, é importante ter em mente o que vai falar, evitando, assim, os famosos "brancos". É sempre bom levar um cartão com as palavras-chave anotadas na sequência que irá falar.

Treinar - somente treinando será possível corrigir linguagem e postura. Uma ótima dica é usar o seu reflexo no espelho para observar como está falando. Pedir a algum amigo ou familiar para corrigir suas falhas também é interessante.

Treinar na frente do espelho ajuda a se conhecer melhor, corrigir os erros e atingir autoconfiança Treinar na frente do espelho ajuda a se conhecer melhor, corrigir os erros e atingir autoconfiança

Fazer um curso de oratória - conheça as técnicas e tenha mais autoconfiança ao falar em público, fazendo um curso de oratória. Institutos como o IAP, CTG, Senac e outros, por exemplo, realizam cursos em turmas abertas e, muitas vezes, in company, dentro das empresas, com desenvolvimentos personalizados. Boa sorte!

Últimas notícias