A vovó mais famosa da TV brasileira

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 26/07/2014 às 15:30
Zilka Salaberry
Zilka Salaberry

Sempre associado aos mimos e quitutes, este sábado (26) é o Dia da Vovó – ótima data para fazer uma visita, comer aquele almoço delicioso, escutar histórias e receber um abraço reconfortante ao final do dia.

Claro que nem toda avó tem as mesmas características e muitas estão bem longe daquele estereótipo de senhora sentada na cadeira de balanço, fazendo tricô. Um exemplo disso foi a personagem Bia Falcão, vivida por Fernanda Montenegro, em 2005 na novela Belíssima, da Rede Globo. A matriarca da família Assumpção era elegante, poderosa e desconstruía todos os moldes acerca das vovós.

Por outro lado, é inquestionável que a imagem “tradicional” da vovó marcou a vida de muitos brasileiros – mesmo que a figura materna que lhe tenha rendido mimos seja completamente diferente daquelas estampadas nos livros, cinema, televisão e até nos rótulos de ingredientes de cozinha. Afinal, como não lembrar da vovó brasileira mais famosa?

Dona Benta, criada por Monteiro Lobato em sua série de livros infantis, nos anos 1930, conquistou crianças de várias gerações. Desde os anos 1970, a obra foi adaptada para a TV, na série Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo. Os anos se passaram, atrizes deram espaço a outras, mas Dona Benta continuou a mesma: aquela senhora amável e sabida que inundava os netos com seus conhecimentos.

Zilka salaberry Zilka Salaberry

Na primeira versão da série, no ano de 1977, a atriz Zilka Salaberry interpretou a vovó mais lembrada da história da TV. Com todo o seu carisma, ela encantou crianças de todo o país durante nove anos.

Nicette Bruno Nicette Bruno

15 anos após o cancelamento da série pela emissora, o Sítio do Picapau Amarelo voltou a ser exibido em uma nova versão. Dona Benta foi vivida por Nicette Bruno durante quatro temporadas, de 2001 a 2004. A atriz foi substituída por Suely Franco, em 2005 e 2006.

Suely Franco Suely Franco

Na última temporada da série televisiva, a vovó foi interpretada por Bete Mendes, até o cancelamento do programa.

Últimas notícias