Aeroporto do Recife é o único considerado bom no Brasil

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 15/07/2014 às 11:11
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é o principal terminal aeroportuário de Pernambuco. Foto: reprodução/Facebook
O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é o principal terminal aeroportuário de Pernambuco. Foto: reprodução/Facebook

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é o principal terminal aeroportuário de Pernambuco. Foto: reprodução/Facebook O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Foto: reprodução/Facebook

O Aeroporto Internacional Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, foi o único considerado "bom" numa pesquisa realizada pelo instituto Proteste Associação de Consumidores, entre os 14 aeroportos mais movimentados do País. Segundo o site da revista Exame, o levantamento envolveu mais de 150 aeroportos do mundo, considerando as respostas de 9 mil questionários enviados a pessoas de seis países: Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália e Portugal.

Entre as cidades brasileiras analisadas, Porto Alegre, Natal, Campinas, Florianópolis, Curitiba, Salvador, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília estiveram presentes. Todas as notas foram consideradas medianas ou ruins e comprovaram o que já é conhecido entre a população local: a qualidade de nossos aeroportos deixa muito a desejar.

Ainda segundo a Exame, foram considerados oito quesitos gerais para a avaliação dos lugares na pesquisa: acesso ao aeroporto via transporte coletivo, placas de orientação, as telas que exibem os voos, banheiros, lugares para sentar, segurança, tempo de espera até o embarque e o embarque propriamente dito.

A capital pernambucana se destacou nos itens "lugares para sentar" e "telas que exibem voos", mas foi considerada ruim e péssima no acesso via transporte coletivo e na segurança do local. A nota final do aeroporto recifense foi 74, cinco pontos a mais que a cidade de Porto Alegre, que atingiu o segundo lugar do ranking, marcando 69. O de Brasília, que já tem uma má fama entre os viajantes, foi confirmado como o pior entre os brasileiros, contabilizando apenas 60 pontos. Veja a tabela dos aeroportos do País exibida no site:

Foto: reprodução/Exame Foto: reprodução/Exame

Em pesquisa recente, a capital pernambucana também atingiu uma boa nota numa avaliação entre os aeroportos da América do Sul. Segundo o ranking World Airport Awards 2014, da Skytrax, o terminal recifense é o sétimo melhor de toda a Região Sul do continente americano.

O Recife ainda foi agraciado com mais uma estatística positiva: segundo o site Portogente, os hotéis na Praia de Boa Viagem são os mais procurados entre os turistas mais dispostos a gastar. A capital de Pernambuco foi eleita a cidade-sede mais receptiva e hospitaleira da Copa do Mundo deste ano, com 80,1% de seus visitantes estrangeiros declarando que pretendem retornar ao local.

Últimas notícias