XV Edição da Fenearte homenageia Renata Campos e Jarbas Vasconcelos

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 02/07/2014 às 19:22

Por Giovanna Torreão

Especial para o Social1

Teve início, na tarde dessa quarta-feira, a XV edição da Fenearte, com a presença do Governador de Pernambuco João Lyra Neto; da primeira-dama Leila Queiroz; de Lourdinha Vasconcelos, representando o ex-governador Jarbas Vasconcelos; da ex-primeira-dama Renata Campos , além de outras personalidades da cena política pernambucana.

Neste ano, a feira recebeu uma placa em homenagem as contribuições da Jarbas Vasconcelos e de Renata Campos, por serem os idealizadores e fazerem parte da história do evento, considerado o maior do segmento. Com o tema "A Arte da Alegria", em referência aos mamulengos, ícones da cultura do Estado, o espaço traz uma mostra que narra a história dos bonecos e produções dos grandes mestres mamulengueiros do Estado.

Outra atração que promete agradar ao público que for conferir o evento de perto, é a Exposição Alto do Moura na Copa, organizado por José Pereira, ex-presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, com peças de barro confeccionadas por 180 artistas do Alto do Moura.

Vista geral do pavilhão que abriga a Feneart Vista geral do pavilhão que abriga a Feneart. Fotos: Igo Bione/JcImagem

Bruno Herbert, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB), iniciou a abertura dando as boas vindas aos mais de cinco mil expositores que estão participando da Fenearte, do evento que vai até o dia 12.

Em seu discurso, não faltaram elogios a Renata Campos e seus sete anos de trabalhos na organização da feira. O governador João Lyra Neto também atribuiu a evolução da Fenearte ao trabalho de Renata. "Com ela, a Fenearte tomou o rumo que tomou, juntamente com seu marido, Eduardo Campos, que hoje é uma das figuras mais queridas", afirmou.

Pelo primeiro ano, Leila Queiroz está à frente do evento e mostrou-se muito satisfeita com o resultado. "Ao longo desses 8 anos, eu venho acompanhando João e Renata na abertura da Fenearte. Quem começou a feira foi Jarbas, dele passou para Renata, que fez o evento crescer e eu estou dando continuidade. Tudo isso vem muito do esforço deles", afirmou.

O governador João Lyra prestigiou a abertura O governador João Lyra prestigiou a abertura

Sobre a homenagem ao irmão, Lourdinha Vasconcelos se disse muito orgulhosa pela paixão pela arte popular de Jarbas ter tido continuidade e ter sido consolidada. Em meio ao grande público que prestigiou a abertura da Fenearte, o grupo de dança junina Mulecodrilha, o mesmo que se apresentou na tradicional festa de São João do governador João Lyra Neto, na fazenda Macambira, fez uma apresentação.

Fenearte

Centro de Convenções de Olinda

De 2 a 12 de julho

De segunda a quinta-feira, das 14h às 22h e de sexta a domingo, das 10h às 22h

Ingressos: Inteira, R$ 10 e Meia-entrada, R$ 5

Últimas notícias