Saiba como cuidar dos seus sapatos de camurça

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/06/2014 às 9:03
Fotos: divulgação/Jorge Bischoff
Fotos: divulgação/Jorge Bischoff

Os dias frios de inverno pedem peças quentinhas e, ao mesmo tempo, elegantes, com os tecidos mais grossos, como a lã e o tricô, como clássicos dessa estação. No quesito acessório, os sapatos ocupam uma posição de destaque. Neste período, algumas tendências reaparecem sofisticando as produções, como é o caso da camurça. Elegante e duradouro, o material também é delicado e vulnerável, por isso necessita de alguns cuidados importantes para sua conservação.

Fotos: divulgação/Jorge Bischoff Fotos: divulgação/Jorge Bischoff

De olho nisto, Patrícia Pessoa de Melo, à frente da grife Jorge Bischoff na cidade, sugere algumas dicas e ensina truques de como mantê-los em bom estado e com aspecto novo a cada mudança de estação. “O primeiro passo ao comprar os sapatos é adquirir um impermeabilizante, que deve ser aplicado sobre todo o sapato e reaplicado a cada três meses. Isso evitará manchas caso você enfrente uma chuva ou caia algum tipo de bebida sobre ele”, comenta a empresária. Se você, entretanto, não comprou a tempo o produto e enfrentou uma chuva, por exemplo, uma boa dica para reverter a situação é colocar jornal amassado dentro do sapato, pois absorve a umidade e evita que o item perca a forma. Além disso, é importante que a peça seque sob a sombra e seja guardada em um local ventilado. Se for necessário escová-la, opte por uma escova própria para camurça.

30_010_02_A1

Além desses, o truque caseiro também é bem-vindo nessas situações. “Passar um pouquinho de condicionador (branco ou neutro) e água, tirando o excesso com um pano úmido e deixando secar na sombra é uma boa dica. Além dela, se os sapatos forem claros, usar uma borracha branca para tirar a mancha pode ser bem eficiente. Em nódoas mais superficiais, vale apostar na mistura água e sabão neutro”, afirma.  Patrícia lembra ainda, que no caso de manchas severas, como óleo e graxa, é preciso borrifar novamente o spray nos sapatos e escová-los mais energicamente e, assim que secos, aplicar um protetor adequado para camurças.

4158_02_A5

Últimas notícias