Gravatá também aposta em cultura local no São João

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 21/05/2014 às 15:59
O São João é um dos períodos de ápice no turismo de Gravatá no ano. Foto: divulgação/Prefeitura
O São João é um dos períodos de ápice no turismo de Gravatá no ano. Foto: divulgação/Prefeitura

O São João é um dos períodos de ápice no turismo de Gravatá no ano. Foto: divulgação/Prefeitura O São João é um dos períodos de ápice no turismo de Gravatá no ano. Foto: divulgação/Prefeitura

A programação de São João no município de Gravatá, este ano, será marcada por oito dias de shows e eventos nos dois polos de animação da cidade: o palco principal Chucre Mussa Zarzar, próximo à antiga estação ferroviária, e o Mercado Cultural, localizado no Pátio da Feira Livre. A abertura dos festejos juninos acontece dia 12 de junho, com show do homenageado Heleno Oliveira, além das bandas Aviões do Forró e Amigos Sertanejos. As apresentações se estendem até o dia 24, com Calypso, Bruno e Marrone e Bell Marques entre os nomes de outros estados.

A banda Calypso e o ex Chiclete com Banana, Bell Marques se apresentam em Gravatá. Foto: divulgação Banda Calypso e Bell Marques se destacam entre as atrações de fora que se apresentam na cidade.

O prefeito Bruno Martiniano declarou que este São João propõe uma maior valorização dos artistas da cidade, assim como aconteceu na programação de Caruaru e Arcoverde. "Convidamos atrações locais para todos os dias de festa, neste ano. A proposta é exaltar nossa cultura que é tão forte e nos traz tantos benefícios turisticamente", disse.

O período de festejos juninos é um dos pontos altos do ano no município do Agreste pernambucano. A Secretaria de Cultura e Turismo espera cerca de 600 mil pessoas durante o próximo feriado, mas a preocupação com os moradores também é fundamental. "O foco é a população flutuante da cidade. São mais de 22 mil casas de veraneio por lá e nossa economia depende muito disso, mas não vamos esquecer dos cidadãos. Queremos conforto para todos neste feriado", acrescentou Bruno.

Além do radialista e compositor Heleno Oliveira, o grupo Os Três Matutos e o poeta Daniel Olímpio, todos conterrâneos gravataenses, também recebem tributo na data festiva. "Eu me sinto muito prestigiado recebendo essa homenagem de Gravatá. Lá, o clima de São João dura o ano inteiro", comentou Heleno. O artista se alegra ao afirmar que as raízes do lugar foram conservadas durante os anos. "Apesar de ser antigo, o forró pé de serra ainda possui uma tradição muito forte na cidade. A gente toca esse ritmo o tempo inteiro por lá", completou.

As tradicionais bonequeninhas da sorte se destacam na decoração dos festejos, como símbolo cultural. As tradicionais bonequeninhas da sorte se destacam na decoração dos festejos, como símbolo local.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Palco Principal (a partir das 21h):

12 de junho: Heleno de Oliveira, Aviões do Forró e Amigos Sertanejos

13 de junho: Forró da Serra, Calypso e Cavaleiros do Forró

14 de junho: Galeguinho de Gravatá, Bell Marques e Thiago Costa

20 de junho: Maria da Paz, Forró dos Firmas e Forrozão da Lingerie

21 de junho: Vilões do Forró, Brucelose e Barões de Luxo

22 de junho: Andreia Santos, Forró da Pegação e Nação Forrozeira

23 de junho: Vicente Nery, Ricardo Allegria e Gabriel Diniz

24 de junho: Pikap Turbinada ,Bruno e Marrone e Vagalume do Forró

Mercado Cultural (pela tarde):

14 de junho: Joãozinho do Acordeom

21 de junho: Ricarte e Rivaldo e Raízes da Terra

22 de junho: Bruno do Acordeom e Forró Legal

23 de junho: Trio Regional / Trio Paraíso

24 de junho: Catimbó e Xique-Xote

Leia também:

São João de Caruaru valoriza a música local

Tradição e inovação no São João de Arcoverde

Últimas notícias