Tradição e inovação no São João de Arcoverde

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 20/05/2014 às 15:58
Coco Trupé de Arcoverde mostrou a tradição da cidade durante o evento
Coco Trupé de Arcoverde mostrou a tradição da cidade durante o evento

A prefeitura de Arcoverde anunciou, nesta terça-feira (20), a programação do São João de Arcoverde em coletiva de imprensa. Ao todo, serão dez dias de festividades juninas com uma grade de atrações com artistas locais, como Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Academia da Berlinda, Cocos Raízes e Trupé de Arcoverde, e atrações nacionais nacionais, como Claudia Leitte, Bruno e Marrone e Fafá de Belém.

A prefeita Madalena Brito  anunciou a programação em coletiva de imprensa nesta terça (Foto: Alef Pontes/NE10) A prefeita Madalena Brito anunciou a programação em coletiva de imprensa nesta terça (Foto: Alef Pontes/NE10)

Para o anúncio da programação, estiveram presentes a prefeita do município, Madalena Brito, o vice-prefeito, Wellignton Araújo, o deputado estadual Júlio Cavalcante, a secretária de saúde de Arcoverde, Andréa Brito, o mestre do Coco Trupé de Arcoverde Cícero Gomes e a primeira dama do Estado e cidadã arcoverdense Leila Queiroz.

Madalena Brito, Leila Queiroz e Daniel Rolim Madalena Brito, Leila Queiroz e Daniel Rolim

Com o tema "Luz, Câmera, Ação... o cinema vai passar no melhor São João do Nordeste" a festividade junina, que acontece entre os dias 19 e 28 de junho, homenageará o cinema Rio Branco, fundado em 1917, e atualmente considerado o cinema mais antigo em funcionamento na América Latina. "Esta é uma temática diferenciada e que vai chamar bastante atenção. Nós contaremos a história de fundação do cinema e teremos diversas projeções", conta a prefeita Madalena Brito.

Além do cinema, a estrutura da cidade terá espaço para shows, espetáculos teatrais e recitais, divididos entre dez polos de animação: Multicultural, Artes, Pé de Serra, Multimusical, Forrogospel, Vila de Rio Branco, Gastronomia, Diversão, Raízes do Coco e Budega da Poesia. Segundo o secretário de Turismo da cidade, Albérico Pacheco, apesar de dividas em polos específicos, o público não terá dificuldades para conferir diversas atrações. "Os pólos são próximos e o nosso objetivo é facilitar a circulção das pessoas entre eles, possibilitando que o público assista diversas atrações em uma noite", afirma. A exceção fica para os pólos Raízes do Coco e o Budega da Poesia, que segundo ele, possuem programação diurnas e um público específico.

O grande destaque da programação fica para a cantora Claudia Leitte, que se apresenta no dia 21 de junho. "Nós convidamos ela, como forma de também homenagear à Copa do Mundo, já que ela está representando este evento com a música oficial", conta Madalena Brito. "Arcoverde é uma cidade com uma cultura muito rica, na qual o turista pode chegar e procurar onde ele quer se divertir, com atrações que variam dos ritmos locais até o rock", complementa.

Coco Trupé de Arcoverde mostrou a tradição da cidade durante o evento Coco Trupé de Arcoverde mostrou a tradição da cidade durante o evento

Além disso, a noite da segunda-feira seguinte (23) é reservada para os ritmos locais, com o 2º Grande Encontro dos Cocos Raízes e Trupé de Arcoverde. Para Cícero Gomes, mestre do Coco Trupé, esse destaque especial para o coco é muito importante para a manutenção da tradição. "Para mim, esta é uma parceria muito boa. A tradição de Arcoverde é o coco, o turista vai para ver e dançar o coco. Hoje, quando a gente toca, não só eu, como o Coco Raízes, enche de gente, assim como já foi com o Cordel do Fogo Encantado. Então, se não tiver o coco em Arcoverde, não tem São João", afirma ele, que também já foi um dos principais integrantes do Coco Raízes.

Além deles, se apresentam na mesma noite os meninos da Academia da Berlinda, que possuem integrantes da terra, e Luan e Forró Estilizado, que atualmente é o único representante do Nordeste no programa Superstar e realizou uma apresentação durante a coletiva.

https://www.youtube.com/watch?v=jf_BRQdqnvE

Veja a programação completa abaixo:

19/06 - Os Pariceiros, Lucy Alves, Jorge de Altinho

20/06 - Marzinho de Arcoverde, Magníficos e Thiago Costa

21/06 - Forró Estigado, Wagner Carvalho, Claudia Leitte e Noda de Cajú

22/06 - Paulinho Leite e Fafá de Belém

23/06 - Academia da Berlinda, 2º Grande Encontro dos Cocos Raízes e Trupé de Arcoverde, e Luan e Forró Estilizado

24/06 - Flávio Leandro, Geraldinho Lins, banda Kitara

25/06 - Garota Safada, Benil, Forró da Curtição

26/06 - Banda Pinga Fogo, Limão com Mel e Forró Arreio de Ouro

27/06 - Gabriel Diniz e Bonde do Brasil

28/06 - Forró Kartuxo, Valdinho Paes, Bruno e Marrone e Capim com Mel

Últimas notícias