Marcelo Silveira expõe novo projeto no Rio de Janeiro

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 07/05/2014 às 8:41
Escada da Felicidade. Foto: Bernardo Teshima
Escada da Felicidade. Foto: Bernardo Teshima

O artista plástico pernambucano Marcelo Silveira - considerado um dos grandes nomes das artes plásticas brasileira pela crítica atual - viaja na próxima semana para o Rio de Janeiro, onde exibe mais um trabalho no Paço Imperial. O projeto "Você se lembra da Escada da Felicidade?" vai integrar uma exposição coletiva no centro cultural carioca, a partir do dia 14 deste mês.

Escada da Felicidade. Foto: Bernardo Teshima Escada da Felicidade. Foto: Bernardo Teshima

O trabalho foi produzido em parceria com a professora e pesquisadora Cristina Huggins e é o único representante do Nordeste entre os vencedores do Concurso Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio do Iphan, no ano passado. O objetivo do projeto é provocar a reflexão sobre o patrimônio e o seu destino frente ao tempo. Consiste em uma obra artística criada a partir de fragmentos de relatos de moradores do município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, onde está localizada a escadaria.

Os conterrâneos Silveira e Huggins. Foto: Mario Melo Os conterrâneos Huggins e Silveira. Foto: Mario Melo

A participação da população foi fundamental na tentativa de recuperar o valor subjetivo e afetivo do lugar, bem como na aquisição de fotografias de época. Por isso, a cidade também vai abrigar uma mostra itinerante, ainda neste mês de maio.

A escada possui 365 degraus, cada um representando um dia do ano, e foi construída em 1953, em Gravatá. Foto: Bernardo Teshima A escada de 365 degraus foi construída em 1953, em Gravatá. Foto: Bernardo Teshima

Últimas notícias