Pernambuco ganhou maior destaque na primeira noite do Cine PE 2014

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 27/04/2014 às 1:57
Rodrigo Fonseca destacou uma maior valorização do cinema pernambucano
Rodrigo Fonseca destacou uma maior valorização do cinema pernambucano

Graça Araújo apresentou a abertura do Cine PE 2014, neste sábado (26), no Teatro Guarapes (Fotos: Felipe Ribeiro / JC Imagem) Graça Araújo apresentou a abertura do Cine PE 2014, neste sábado (26), no Teatro Guarapes (Fotos: Felipe Ribeiro / JC Imagem)

Na noite em que chega a sua maioridade, o festival dirigido por Alfredo e Sandra Bertini, se renova e amadurece, dando maior destaque às produções locais e também abraçando as internacionais. E foi exatamente sobre que Rodrigo Fonseca, curador desta edição, falou ao subir ao palco do Teatro Guararapes para iniciar o festival. "Salve Recife, Salve Olinda", foram as primeiras palavras ditas pelo jornalista, que ainda saudou o cinema de Lírio Ferreira e Kleber Mendonça Filho.

Rodrigo Fonseca destacou uma maior valorização do cinema pernambucano Rodrigo Fonseca destacou uma maior valorização do cinema pernambucano

O Cine PE sofria nos últimos anos de duras críticas sobre a falta de espaço para a produção local em sua programação, chegando até a receber um protesto em 2011, no qual vários cineastas subiram ao palco com uma faixa que dizia: "mais cinema, menos glamour". Em 2014, dos 27 filmes que compõem a grade, 9 são produções pernambucanas, divididos em três das quatro categorias que compõem a programação: Mostra Pernambuco, Mostra Curta Brasil e Mostra Doc Internacional.

Tito Aureliano apresentou "Tesouros do Araripe" Tito Aureliano apresentou "Tesouros do Araripe"

Muito aplaudido, Danilo Baracho mostrou a comunidade do Coque no seu "Severo" Muito aplaudido, Danilo Baracho mostrou a comunidade do Coque no seu "Severo"

Além disso, a Mostra Pernambuco, antes exibida em horário paralelo, ganhou maior destaque abrindo o evento com os filmes "Tesouros do Araripe", de Tito Aureliano; "Au Revoir", de Milena Times; "Pontas de Pedros e Pedras", de Hermano Figueiredo; "Severo", de Danilo Baracho; e "Rabutaia", de Brenda Lígia.

Xisto Ramos representou pernambuco na Mostra Curta Brasil com "No tiro do bacamarte, explode a cultura pernambucana!" Xisto Ramos representou Pernambuco na Mostra Curta Brasil com "No tiro do bacamarte... explode a cultura pernambucana!"

A outra grande mudança no Cine PE deste ano foi a internacionalização do festival, que conta neste ano com produções da Argentina, Itália e Estados Unidos, à exemplo do norte-americano "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson, que encerrou a primeira noite do evento. Mas antes dele, ainda foram exibidos o paulista "O Filho Pródigo", de Felipe Poroger; o carioca "Linguagem", de Luiz Rosemberg; o pernambucano "No Tiro do Bacamarte ... Explode a cultura pernambucana!", de Xisto Ramos; o paraense "No Movimento da Fé", de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes; e o paranaense "Notícias da Rainha", de Ana Johann, durante a Mostra Curta Brasil.

Sandra Bertini dirige o Cine PE ao lado do marido, Alfredo Bertini Sandra Bertini dirige o festival com o marido, Alfredo Bertini

DSC_1584 Teatro Guararapes recebeu mais uma edição do Cine PE

Últimas notícias