Sol espelhado

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 22/04/2014 às 10:03
espelhos2 FOTO:

O dia no Recife e Região Metropolitana amanheceu chuvoso e nós já pensamos: dia e transtornos! Certo?! Agora imagine você caminhando longamente em busca de alguns raios de sol? Quase impossível até de imaginar. Pois isso é o que acontece na cidade norueguesa de Rjukan.

O jornal americano The New York Times trouxe nesta terça-feira uma reportagem que mostra como a população desse pequeno país nórdico se esforça para conseguir um pouquinho de luz solar.

Os espelhos se movimentam durante o dia em função dos movimentos do sol Os espelhos se movimentam durante o dia em função dos movimentos do sol

Para solucionar o drama, a prefeitura de Rjukan instalou espelhos nas montanhas que cercam a cidade para que eles possam refletir a luz solar e fazer com que ela chegue aos moradores.

espelhos2

"A cidade concordou em experimentar, e no final de 2013 três espelhos alimentados por energia solar e eólica, movendo-se no mesmo ritmo do sol, começaram a direcionar a luz do sol para a praça da cidade, 450 metros abaixo. Milhares de pessoas apareceram para o evento inaugural, usando óculos escuros e arrastando suas cadeiras de praia. E desde então, segundo muitos moradores, a vida mudou", diz o texto da reportagem.

espelhos1

Últimas notícias