Para manter a pele jovem

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 15/04/2014 às 16:32

A busca por retardar o envelhecimento é uma ansiedade comum na atualidade e o inverno é um momento propício para quem quer dar uma suavizada nas linhas do rosto e revigorar a pele. O uso diário do filtro solar é uma conduta mandatária quando falamos em tratamento para o rejuvenescimento. A proteção contra radiação ultravioleta A e B é essencial . No mercado, as prateleiras estão cheias de opções para todos os tipos de pele, mas vale consultar o dermatologista para saber qual a formulação e o fator de proteção ideal.

O dermatologista Emerson de Andrade Lima O dermatologista Emerson de Andrade Lima

Vários ativos surgem como promissores agentes anti-radicais livres, mas é a vitamina C ainda o dermocosmético mais estudado e cujas formulações mais evoluíram nos últimos anos, segundo nos contou o dermatologista Emerson de Andrade Lima. “A sua estabilidade, essencial para lhe conferir efetividade , tem sido amplamente pesquisada , o que favoreceu a disponibilidade de vários produtos com qualidade e mais fáceis de usar , permitindo a adesão de mulheres e homens, mesmo aqueles mais resistentes a esse tipo de tratamento”, explica.

VITAMINA C 1.  Derma Complex Vitamina C da Adcos 2. C E Ferulic, da Skinceuticals 3. Pegolift C, da Ana Pegova VITAMINA C 1. Derma Complex Vitamina C da Adcos 2.C E Ferulic, da Skinceuticals 3. Pegolift C, da Ana Pegova

O ácido retinóico ainda é o principal ativo utilizado em cremes rejuvenescedores para uso domiciliar. Alguns pacientes queixam-se do potencial irritativo desse agente, desencadeando vermelhidão, descamação e ardor. Mais recentemente, novas formulações tem reduzido esse desconforto pelo desenvolvimento de produtos bem mais toleráveis e com similar efeito anti-envelhecimento. São eles o retinol e o retinaldeído. Muitas dessas formulações estão disponibilizadas em microesferas e produzidas por nanotecnologia.

Emmanuel França Emmanuel França

O dermato Emmanuel França também aposta no potencial do ácido hialurônico. Trata-se de uma molécula já presente no organismo, responsável por atrair e reter a água ao seu redor, dando mais viço, firmeza e textura homogênea à pele. Mas, após os 25 anos, a quantidade dele no organismo começa a diminuir e os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e ressecamento, começam a aparecer. O mercado está cheio de opções de produtos com o ativo. França, que acaba de chegar do Congresso Americano de Dermatologia, em Denver (EUA), fala de uma novidade: o LR 2412 que estimula a formação a síntese de acido hialurônico dentro da célula. Ou seja, a pele passa a produzir o ativo. No Brasil, o produto chega às prateleiras

Vichy inova com produto que estimula síntese de ácido hialurônico Vichy inova com produto que estimula síntese de ácido hialurônico

Manter a hidratação da pele é também fator contribuinte para o seu aspecto rejuvenescido. A hidratação adequada favorece a restauração da barreira da cutânea , o que propicia uma proteção contra condições ambientais desfavoráveis, combatendo o ressecamento. Segundo Emerson, a grande maioria dos produtos que prometem hidratação não o faz com propriedade , funcionando muito mais como aromatizador, daí a importância de utilizar um hidratante efetivo.

Sendo assim, podemos concluir que a saúde da pele demanda alguns cuidados diários, passíveis de serem introduzidos na rotina de vida por mais sobrecarregada que ela possa parecer, já que prevenção ainda é a maneira mais adequada para a manutenção do nosso bem estar.

Últimas notícias