Acervo de Carlos Augusto Lira no Museu do Estado

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 08/04/2014 às 11:21
Carlos Augusto Lira leva peças de arte popular do seu acervo pessoal para o Museu do Estado (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem)
Carlos Augusto Lira leva peças de arte popular do seu acervo pessoal para o Museu do Estado (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem)

A convite do Museu do Estado, o arquiteto Carlos Augusto Lira, grande colecionar de arte popular, montará no espaço uma exposição só com peças de Pernambuco e outros estados dop Nordesrte, do seu acervo pessoal. A mostra A lírica de Carlos Augusto Lira ficará em cartaz de 18 de junho a 27 de julho, justamente no período da Copa do Mundo, para que os turistas possam conhecer um pouco da cultura regional. A montagem será feita pelo próprio escritório de Lira, a apresentação será da museóloga e antropóloga Ciema Melo e quem assina toda a parte gráfica é Gisela Abad.

Carlos Augusto Lira leva peças de arte popular do seu acervo pessoal para o Museu do Estado (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem) Carlos Augusto Lira leva peças de arte popular do seu acervo pessoal para o Museu do Estado (Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem)

As peças ficarão dispostas em vários locais do museu. Nos jardins, que ganharão intervenções e iluminação especial feita feita pela arquiteta Márcia Chamixaes, ficarão as peças maiores. Carlos também está produzindo um vídeo que será exibido na fachada. Na sala de exposições do térreo  no mezanino esculturas serão exibidas com suportes tecnológicos, vidro, madeira e ferro. "Quero fazer uma exposição com pontos de impacto. Gostaria que ela trouxesse outra mensagem que não a convencional do que é a cultura popular. Uma visão mais contemporânea e atual", explicou.

O Museu do Estado também vai aproveitar a época para  fazer uma retrospectiva da pintura pernambucana na Galeria Ladjane Bandeira. Nomes como Cícero Dias, João Câmara e Vicente do Rêgo Monteiro estarão no panorama.

Últimas notícias