Sônia Braga dedica prêmio a José Wilker

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 07/04/2014 às 12:06
Sonia Braga recebe o Prêmio Platino de Honra, na Cidade do Panamá
Sonia Braga recebe o Prêmio Platino de Honra, na Cidade do Panamá

A atriz Sonia Braga dedicou a José Wilker, falecido no último sábado, seu Prêmio Platino de Honra na primeira edição da premiação, o Oscar do cinema ibero-americano, sábado à noite na Cidade do Panamá. “Como atriz e amiga, por tudo o que vivemos juntos, por meu grande amor a ele, gostaria de dedicar todas as honras e aplausos a meu amigo, José Wilker, meu companheiro de Dona Flor, que esta manhã nos deixou”, declarou, depois de ser aplaudida de pé pelos artistas e produtores de 22 países ibero-americanos.

Sonia Braga recebe o Prêmio Platino de Honra, na Cidade do Panamá Sonia Braga recebe o Prêmio Platino de Honra, na Cidade do Panamá

O filme chileno “Glória” foi o grande vencedor da noite, com três Prêmios Platino: Melhor Filme, Diretor (Sebastián Lelio) e Atriz (Paulina García). A brasileira Leandra Leal apresentou o Platino de melhor atriz. Dois filmes brasileiros estavam indicados, mas saíram sem prêmios: a animação “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, e o documentário “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares.

Um clipe de três minutos fez um passeio por mais de cem anos de cinema ibero-americano, com imagens de filmes de Buñuel, Almodóvar e alguns filmes brasileiros, entre eles “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “O Palhaço” e “O Cangaceiro”, além do português “Tabu” e do mexicano “O Labirinto do Fauno”. Ao final, outro clipe com o melhor do cinema ibero-americano contemporâneo incluiu os nacionais “O Som ao Redor”, “Faroeste Caboclo” e “Uma História de Amor e Fúria”.

A premiação foi promovida por duas entidades internacionais: a EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), que representa mais de 7 mil produtores no mundo todo; e a FIPCA(Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), que promove coproduções entre países do grupo, reunindo produtores de 17 países. Seu vice-presidente é o espanhol Agustín Almodóvar, produtor dos filmes do irmão Pedro Almodóvar.

Últimas notícias