Grifes internacionais têm prejuízo no Brasil

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 13/03/2014 às 21:47
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O setor de luxo no Brasil enfrenta os elevados custos ao consumidor final por conta das altas taxas de importação de roupas no país. Além dos muitos impostos, no Brasil as marcas enfrentam outros desafios de logística e administração, como a morosidade na burocracia e os problemas nos trâmites alfandegários, que atrasam a chegada das coleções aos pontos de venda.

Além disso, para posicionar seu produto as marcas pagam quantias astronômicas pelo aluguel de espaços nos pontos mais luxuosos de São Paulo.Segundo dados da Associação Brasileira do Comércio do Varejo Têxtil (ABVTEX), os impostos que incidem sobre as roupas importadas representam mais de 50% do valor da mercadoria.

gant jardins Gant fechou pontos de venda no Brasil

A grife americana Gant suspendeu suas atividades no Brasil ao fechar seus três pontos de venda, entre eles a "loja-conceito" nos Jardins, luxuoso bairro de São Paulo, informaram fontes do setor nesta quinta-feira, aumentando a lista de marcas internacionais que desistem do país, que inclui ainda a Ralph Lauren e, em parte, a Tommy Hilfiger.

Quando a Gant, uma das mais emblemáticas casas americanas de moda "casual sport", chegou ao Brasil, em 2008, desembarcou com a inauguração de três lojas em menos de um ano em endereços exclusivos de São Paulo e de Curitiba.Em 2010, a marca planejava abrir mais 20 lojas a partir de 2013 e estar presente em mais de 200 pontos de venda em todo o país.Não foi o que aconteceu. Ainda no terceiro mês de 2013, a Gant fechou suas três lojas no Brasil, duas em São Paulo e uma em Curitiba.Em comunicado, a assessoria da marca informou que "a empresa Gant está revendo sua estratégia operacional no Brasil, e por enquanto não podia fornecer mais detalhes sobre o assunto".

thommy Tommy Hilfiger fechou loja-conceito em São Paulo

Por enquanto, a Ralph Lauren, concorrência direta da Gant, não parece pensar em voltar ao país, depois de fechar todas as suas lojas em terras brasileiras em 2002. Não foram as únicas. A Tommy Hilfiger, que tem o mesmo público, fechou em 2013 sua loja-conceito em São Paulo, embora mantenha outras abertas na cidade e em outras capitais, como o Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

200925-ralph-lauren-644x380-1 A Ralph Lauren não pensa em voltar ao Brasil

Fontes do setor acreditam que a situação não vá mudar no curto prazo devido às complexidades logísticas do mercado e às medidas protecionistas do governo, em um cenário cambial desfavorável para o real.Ainda assim, o mercado do luxo prevê em 2014 um crescimento de entre 10% e 15%, tanto em produtos importados como em nacionais. Dados da ABVTEX indicam que as importações do comércio no varejo de roupa no Brasil somam R$ 1,7 trilhões ao ano. Em contraste, os consumidores brasileiros gastam cerca de R$ 4 bilhões em roupas ao ano quando viajam para o exterior, gasto que representa entre 30% e 40% da despesa dos brasileiros fora do país.

Com informações da Agência EFE

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