Baile Municipal realiza concurso no mesmo dia do Bal Masqué

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 08/01/2014 às 19:44
João Bosco venceu na categoria luxo com a fantasia Merlin
João Bosco venceu na categoria luxo com a fantasia Merlin

Os Bailes do Recife não param de render história para o Carnaval 2014. Depois da polêmica com a contratação de Daniela Mercury para o Bal Masqué e Baile dos Artistas, é a vez do Baile Municipal do Recife, que divulgou, no final de dezembro de 2013, o edital de inscrições para o tradicional Concurso de Fantasias, e deixou muita gente com o sentimento ter sido prejudicado.

O edital deste ano trouxe algumas alterações, como a realização de um concurso anterior ao dia do baile, do qual apenas os três primeiros colocados em cada uma das categorias - fantasia mais luxuosa e fantasia mais original - desfilariam no baile, que acontece no dia 22 de fevereiro no Chevrolet Hall. Antes, o concurso era realizado durante a festa, com desfile de todos os participantes. O motivo da alteração seria, supostamente, pela insatisfação das pessoas que queriam assistir aos shows e tinham que esperar a realização do concurso. Outro ponto que chama atenção no edital é a nova data de realização do concurso: 15 de fevereiro, o mesmo dia de outro tradicional baile da cidade, o Bal Masqué.

Inconformado, João Bosco Mendonça, vencedor da categoria luxo da edição anterior do Baile Municipal, afirma que as mudanças prejudicam todos dos desfilantes. "Para nós desfilantes, a antecipação da seleção do baile foi péssima. Fiquei muito triste com a notícia, no ano que faria 40 anos de desfiles terei que optar para qual concurso irei. Já estava com fantasias e máscaras elaboradas para os dois bailes", afirma, lembrando que os desfilantes geralmente participam dos dois bailes. "O Bal Masqué é uma abertura do Carnaval do Recife, é muito triste que tenham colocado a seleção no mesmo dia e horário dele", completa.

João Bosco venceu na categoria luxo com a fantasia Merlin João Bosco venceu na categoria luxo com a fantasia Merlin

"Ainda há a questão de que apenas os três primeiros classificados vão participar do desfile. Nós nos preparamos por muito tempo para participar. Eu mesmo, tenho fantasias muito grandes, é preciso alugar um caminhão para ir ao desfile. Costumo ir para o Bal Masqué no sábado e já começo a montar a fantasia do Municipal no domingo, devido ao tamanho", diz João Bosco sobre a dedicação dada aos desfiles.

A coordenadora do Bal Masqué, Joseli Lacerda, compartilha do sentimento de insatisfação. "As duas são festas muito importantes para o Carnaval do Recife, mas essa mudança vai nos prejudicar, os desfilantes do Baile Municipal são os mesmos do Bal Masqué, normalmente os primeiros colocados também", afirma. "Eu vou levar a situação à conhecimento da presidente e da diretoria do clube, e, se for o caso, falar com o Prefeito, que sempre prestigiou o baile. É preciso tomar alguma providência", completa.

O desfilante João Bosco afirmou ter entrado em contato com a coordenação do Baile Municipal que teria programado uma reunião para amanhã, na Fundação de Cultura, para discutir a situação dos participantes dos desfiles. O Social1 entrou em contato com a assessoria da Prefeitura do Recife sobre o Baile Municipal, mas até o momento da publicação não obteve retorno.

Leia mais:

Confira o edital do concurso de fantasias do Baile Municipal

Bal Masqué abre mão de Daniela Mercury

Últimas notícias