Pilar del Río brilha na abertura da Fliporto

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/11/2013 às 23:31
EMOCIONADA Pilar lembrou vários momentos da carreira de Saramago e de sua vida ao lado dele
EMOCIONADA Pilar lembrou vários momentos da carreira de Saramago e de sua vida ao lado dele

LOTADO Pavilhão literário ficou cheio para abertura da feira (Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem) LOTADO Pavilhão literário ficou cheio para abertura da feira (Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem)

Os ingressos esgotados, desde o mês passado, indicavam que a palestra de abertura da 9ª edição da Fliporto, com Pilar del Río, nesta quinta (14), seria um verdadeiro sucesso. Com a plateia lotada, a conferência da jornalista espanhola, batizada de Abrindo o Jogo, não só revelou um pouco da intimidade do saudoso autor português José Saramago, com quem era casada, como mostrou que são os pequenos detalhes da vida cotidiana, principalmente à dois, que enriquecem e dão um sabor poético à literatura.

EMOCIONADA Pilar lembrou vários momentos da carreira de Saramago e de sua vida ao lado dele ABERTURA Pilar lembrou vários momentos da carreira de Saramago e de sua vida ao lado dele

A abertura da noite ficou à cargo do grupo LiteraTrupe - que animou o público com vários versos e canções conhecidas, inclusive o hit Show das Poderosas - e dos autores Valter Hugo Mãe e Andréa Del Fuego - que, ganhadores do Prêmio Literário José Saramago, leram um trecho da autobiografia do escritor luso.

Antes da conferência começar propriamente, foi exibido ainda um trecho do filme Pilar e José, do cineasta Miguel Gonçalves Mendes. Logo depois, Pilar e o editor português Rui Couceiro subiram ao palco armado na Praça do Carmo, em Olinda, para contarem, através da leitura de um longo texto, um pouco do dia a dia do autor de Ensaio sobre a cegueira e seu processo de criação.  "Saramago costumava escrever cotidianamente. No mínimo, redigia duas páginas por dia. Ele dizia que a cabeça de um escritor não para nunca, pois escrever era uma necessidade vital", comentou a viúva durante a palestra.

DOBRADINHA Pilar e  Rui Couceiro dividiram a leitura de um extenso texto sobre a vida de Saramago DOBRADINHA Pilar e Rui Couceiro dividiram a leitura de um extenso texto sobre a vida do autor português

Defensora ferrenha da obra de seu ex-companheiro, Del Río dirige atualmente uma fundação que leva o nome do autor. "Lá realizamos muitas atividades culturais, mas mostramos aos visitantes como era a casa de Saramago e como era sua vida naqueles cômodos. Recebemos leitores e escritores do mundo todo e para mim é muito estimulante mantê-la aberta", contou. Ao final, Pilar agradeceu o convite da organização da Feira Literária  e, mesmo em espanhol, não escondeu a satisfação de participar de um evento tão grande como a Fliporto. Na plateia, o governador Eduardo Campos e toda sua família, a presidente da APL, Fátima Quintas, e o vereador Marcelo Santa Cruz.

Eduardo e Renata Campos Eduardo e Renata Campos

Fátima Quintas e Lourdes Sarmento Fátima Quintas e Lourdes Sarmento

Eduarda Campos e o pai Eduarda Campos e o pai

Família Campos assistiu tudo da primeira fila Família Campos assistiu tudo da primeira fila

Assédio em cima do governador foi grande, pós-abertura Assédio em cima do governador foi grande, pós-abertura

Valter Hugo Mãe Valter Hugo Mãe

Patrícia Gomes Patrícia Gomes

Marcelo Santa Cruz Marcelo Santa Cruz

Últimas notícias