As doçuras da ceia de Natal

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 11/11/2013 às 19:57
Bouche de Noel, do Chez Wiét, é uma tradicional sobremesa de Natal francesa (Foto: Divulgação)
Bouche de Noel, do Chez Wiét, é uma tradicional sobremesa de Natal francesa (Foto: Divulgação)

Ainda falta pouco mais de um mês para o Natal, mas há quem já esteja planejando os detalhes daquele momento especial em que a família inteira se reúne em torno de uma mesa farta para celebrar a data cristã. Para isso, muitos estabelecimentos do Recife têm incluído quitutes tradicionais da época em suas gôndolas, oferecendo aquelas sobremesas natalinas deliciosas para os clientes. O Social1 adianta para você onde já é possível saborear os típicos pratos de Natal na cidade.

A Casa dos Frios aposta na tradicional cesta de Natal que inclui produtos importados e de fabricação própria, como o panetone (Foto: Divulgação) A Casa dos Frios aposta nos produtos de fabricação própria, como o panetone, a passa em rama e o bolo de frutas (Foto: Divulgação)

Como já é de costume, a Casa dos Frios prepara uma grande variedade de quitutes e tortas para incrementar as ceias de Natal e Ano Novo. Mas entre destaques da casa estão mesmo os famosos panetone e bolo de frutas de fabricação própria. Já no Chez Wiét, a pedida da sobremesa é o tradicional doce francês buche de noel, um rocambole sofisticado em forma de tronco de árvore, com recheio de crème au beurre.

Bouche de Noel, do Chez Wiét, é uma tradicional sobremesa de Natal francesa (Foto: Divulgação) Bouche de Noel, do Chez Wiét, é uma tradicional sobremesa de Natal francesa (Foto: Divulgação)

Na Mari Vita Bolos Decorados, é possível encomendar, além dos bolos, cupcakes e mini-panetones decorados com presépios, papai noel e árvores de natal. Uma fofura! Mas os interessados devem correr porque os pedidos só serão aceitos até o dia 16 de dezembro. O empório Verde Oliva, do chef Duca Lapenda, também contará com panetones artesanais e frutas secas vindas direto da Itália.

Bolos, cupcakes e mini-panetones decorados são as opções de sobremesa da Mari Vita (Fotos: Divulgação) Bolos, cupcakes e mini-panetones decorados são as opções de sobremesa da Mari Vita (Fotos: Divulgação)

A partir da semana que vem, a chef Héllida Kelsch promete rechear sua pâtisserie Oma Bistrô de docinhos natalinos. Por enquanto, ela, que também comanda a cozinha da Mutti Delicatessen, dá início à fabricação do tradicional pão natalino alemão stollen, cujo preparo deve começar um mês antes dos festejos de fim de ano. Quem estiver de passagem pelos restaurantes Ponte Nova ou Villa, vale pedir uma latinha dos famosos biscoitinhos Quero Mais, preparados por dona Irene Pontual, avó do chef Joca Pontes, que comanda as duas casas. A guloseima faz sucesso entre os clientes e, apesar de ser encontrada o ano inteiro, dá aquele toque caseiro especial à mesa do Natal.

Bolos decorados e o tradicional pão alemão natalino stollen são as pedidas na Mutti Delicatessen (Fotos: Divulgação) Bolos decorados e o tradicional pão alemão natalino stollen são as pedidas na Mutti Delicatessen (Fotos: Divulgação)

Biscoitinhos da Dona Irene, encontrados no Ponte Nova e no Villa, dão toque caseiro à mesa natalina (Foto: Divulgação) Biscoitinhos da Dona Irene, encontrados no Ponte Nova e no Villa, dão toque caseiro à mesa natalina (Foto: Divulgação)

Decoração da mesa

Não basta encher a mesa natalina de quitutes saborosos, é preciso caprichar também nos adornos. Toalha de mesa, guardanapos, talheres... Enfim, tudo tem que estar especialmente decorado para a data. Pensando nisso, a Prima Casa já tratou de abastecer seus estoques com os adornos da época. Uma boa dica são os guardanapos temáticos natalinos:

Guardanapos temáticos podem deixar a mesa natalina ainda mais charmosa (Foto: Divulgação) Guardanapos temáticos podem deixar a mesa natalina ainda mais charmosa (Foto: Divulgação)

Últimas notícias