Pernambucano adora fondue. Aprenda a fazer

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 31/07/2013 às 0:28
RECHAUD Fondue de queijo, ideal para compartilhar. Fotos: Felipe Souto Maior/Social1
RECHAUD Fondue de queijo, ideal para compartilhar. Fotos: Felipe Souto Maior/Social1

RECHAUD Fondue de queijo, ideal para compartilhar. Fotos: Felipe Souto Maior/Social1 RECHAUD Fondue de queijo, ideal para compartilhar. Fotos: Felipe Souto Maior/Social1

Os ventos de agosto, a chuvinha que cai, a temperatura amena que beira os 21 graus no Recife. Tudo isso poderia servir de pretexto para investir na fondue, essa receita suíça que vai bem com um belo vinho branco, pertinho de uma lareira. Mas não tem falta de frio ou de lenha que afaste os pernambucanos dessa mistura de queijos nobres, ideal para compartilhar.

CUIDADO Amanda Dias, do Número118, cuidou dos detalhes da mesa CUIDADO Amanda Dias, do Número118, cuidou dos detalhes da mesa

PARA MERGULHAR No lugar do pãozinho, que tal usar legumes, como aspargos e brócolis? PARA MERGULHAR No lugar do pãozinho, que tal usar legumes, como aspargos e brócolis?

Para fugir das receitas prontas, a chef Izabel Dias reuniu um grupo de jornalistas na noite desta terça-feira (30) em torno de harmonização de fondues e vinhos, e aproveitou para apresentar o folheto com a receita que vai ser entregue aos clientes da Casa dos Frios. Muito provavelmente será o primeiro de uma série de receitas colecionáveis.

ENÓLOGO Harmonização ficou a cargo do jovem Gillermo ENÓLOGO Harmonização ficou a cargo do jovem Gillermo

Quem ficou responsável pela harmonização foi o novo consultor de vinhos do grupo, o enólogo uruguaio Guillermo Giani. Ele explicou que a receita com os queijos suíços casam com os vinhos brancos, abrindo a noite com um Gran Tarapacá reserva, da uva Chardonnay, de três que foram apresentados. A estrela, no entanto, foi o Tenuta Rocca (R$ 73,90), um italiano reserva da mesma uva, cuja colheita é manual e só as boas safras são envasadas. A que experimentamos, de 2009, só resultou em 3 mil garrafas. Para os que não abrem mão dos tintos, experimentamos um ótimo custo-benefício, o pinot noir Viña Mar (R$ 39,90).

LEIA TAMBÉM

- Bebel Dias quer batizar novo bolo de chocolate

INGREDIENTES Queijos, vinho branco e kirsch, licor de cerejas na receita INGREDIENTES Queijos, vinho branco e kirsch, aguardente de cerejas na receita

https://youtu.be/6TSncuNkmsI

APRENDA A FAZER

Fondue

Ingredientes

200 g de queijo gruyère

300 g de queijo estepe ou emmental

1 dente de alho

1 pitada de noz-moscada

1 colher de sopa de amido de milho

1 cálice de kirsch (20 ml)

3/4 de um copo de vinho branco seco (180 ml)

Modo de preparo

Rale os queijos no ralador ou processador. Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o kirsch. Adicione a noz-moscada a este líquido. Passe o alho nos lados e fundo da panela.

Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo. Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura.

Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura. Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse, use um outro que tenha consistência firme para não se despedaçar quando for mergulhado no queijo.

Últimas notícias