Viúva de Saramago, Laurentino Gomes e Maitê Proença confirmados na Fliporto 2013

Publicado em Notas 23/07/2013 às 12:40
Viúva de Saramago, Laurentino Gomes e Maitê Proença confirmados na Fliporto 2013

PARTICIPANTES Laurentino Gomes e Maitê Proença participam da Fliporto

PARTICIPANTES Laurentino Gomes e Maitê Proença participam da Fliporto

PARTICIPANTES Pilar Del Río, Laurentino Gomes e Maitê Proença participam da Fliporto

Isabelle Figueirôa
Do Ne10

A Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, que será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, na Praça do Carmo, em Olinda, divulgou, na manhã desta terça-feira (23), mais escritores confirmados para a sua nona edição. Entre os destaques da programação do Congresso Literário, estão Pilar Del Río, viúva do escritor José Saramago, que fará a conferência de abertura, o jornalista e autor do livro 1808, Laurentino Gomes, e a atriz Maitê Proença, que vem á feira para lançar seu mais novo livro, É duro ser cabra na Etiópia.

Celebrando a vida e obra do escritor José Lins do Rego, a 9ª Fliporto vai explorar questões do universo lúdico dos games, através do tema “A literatura é um jogo”. O curador da festa e escritor Antônio Campos comentou novidades para a Fliporto do ano que vem. “Em 2014, haverá um colóquio internacional da Fliporto na cidade do Porto, em Portugal”, antecipou.

Laurentino Gomes estará na Fliporto durante a data da Proclamação da República, tema da obra a ser lançada, 1889, fechando a trilogia de obras históricas, iniciada com  1808 e 1822. A Fliporto 2013 também receberá o economista brasileiro, Sérgio Besserman Vianna, Miguel Gonçalves Mendes, cineasta português que dirigiu Jose e Pilar, e a diretora do Hay Festival em Cartagena, Cristina Fuentes la Roche.

Nesta edição o Congresso Literário, coordenado pelo jornalista e escritor Mario Helio Gomes, vai reunir um número menor de mesas, possibilitando, assim, mais tempo para as palestras, debates e participação do público. Confira abaixo a lista de outros participantes que também estão confirmados na Fliporto 2013:

– Bernardo Buarque de Hollanda
– Ana Maria Machado
– Luciano Trigo
– Ronaldo Correia de Brito
– Walcyr Carrasco
– Valter Hugo Mãe
– Anna Funder
– Andrés Neuman
– Roberto Löhr
– Andrea Del Fuego
– Francisco José Viegas
– Luiz Ruffato
– Sylvio Back

A programação do evento também inclui, além do Congresso Literário, a Fliporto Criança e Nova Geração (com Anna Claudia Ramos, Celina Portocarrero, Marcos Haurelio, Luiz Antonio Aguiar, Simone Pedersen, Stela Maris Rezen e a ilustradora argentina, Anabella López); a E-Porto Party, polo da Festa antenado com as últimas tendências da tecnologia em prol da literatura e da educação; a EcoFliporto, tratando do tema da Água e do Baobá; o CineFliporto, agora coordenado pela acadêmica Andréa Mota e a Fliporto Gastronomia, que dispõe de uma praça de alimentação para os visitantes da Festa e organiza um Circuito Gastronômico com os restaurantes da Cidade Alta de Olinda.

BALANÇO – Cerca de 90 mil visitantes participaram da Fliporto em novrmbro do ano passado, movimentando mais de R$ 20 milhões na economia da cidade. A feira reuniu mais de 60 autores convidados e cerca de 50h de programação cultural.

Compartilhe
Publicado por

Comentários
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com