O que representa a Marcha da Maconha?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/06/2013 às 15:49
Manifestantes em ação
Manifestantes em ação

A Marcha da Maconha passou este ano incólume. Não teve muita repercussão nem muita "briga". Fomos procurar com Neco Tabosa, um dos idealizadores o porquê:

Manifestantes em ação Manifestantes em ação

Social1 - Por que ainda há tanta polêmica sobre as drogas no Brasil?

Eu acho que só há polêmica (se polemizar significa 'ter os ânimos exaltados impedindo a discussão pura e simples') sobre o uso de substâncias que não são lucrativas pro mercado 'legal' no Brasil. Por exemplo, maconha, cocaína ou anfetamina... As opções que são impressas nos jornais parecem ser duas: se o usuário é educado e esclarecido pode usar bem pouquinho e voltar pro trabalho. Se é analfabeto e não produz nada de útil, oferece risco à sociedade e deve ser internado à força antes de pensar em usar. Dois pesos, duas medidas, e nenhum equilíbrio no raciocínio. Quem fosse falar sobre drogas deveria abordar o tema dos direitos humanos, da liberdade de se poder usar conscientemente o que bem entender. Não vejo questionamento algum sobre o consumo abusivo de drogas lícitas no País. Pra mim, o questionável é a dosagem. De qualquer droga.

Social1 - Todos os anos existe "briga de liminares" para a realização da Marcha da Maconha. Quem são os inimigos da vez?

Sabe que em 2013 nem teve? Os nobres parlamentares dessa coisa apelidada de 'bancada evangélica' não recorreram ao Ministério Público no Recife, graças a Jah! Devem ter - finalmente - lido o parecer do Supremo Tribunal Federal, decidido em 2011, que compreende a Marcha da Maconha com ato legítimo da liberdade de expressão popular.Se eu elejo um inimigo pra realização da Marcha da Maconha? Não sei te dizer. Só encontrei amigos este ano.Já o debate público é maior e mais interessante do que essa manifestação. Olha a gente aqui - em pleno Social 1 - falando sobre isso... É isso mesmo que a Marcha da Maconha promove de melhor!

Social1 - O que vai melhorar com a liberação da droga?

Liberadas, legalizadas ou regulamentadas, as substâncias - que hoje em dia são ilícitas - certamente vão fazer diferença no cenário social, cultural e econômico de qualquer país no mundo. Plebiscitos no Uruguai e em dois estados da América do Norte (Colorado e Washington) estão anunciando essa prática que é aceitar legalmente o consumo recreativo agora em 2013. Por pura cegueira administrativa, esse caminho não era sequer experimentado. O futuro parece mesmo apontar para uma política diferente e menos burra. Com o tempo, a gente vai ver.

Social 1 - Porque você saiu da organização da Marcha da Maconha? Ainda está atuante?

Saí porque passei a me dedicar em tempo integral ao ofício de roteirista e diretor de cinema, Mirella. Atualmente estou finalizando meu segundo curta metragem https://www.facebook.com/JoaoHelenoDosBrito e me preparo pra trabalhar em três clipes pro CD de Catarina.

Últimas notícias