Italianos em degustação no Pantagruel

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 18/05/2013 às 14:17

O restaurateur Jorge Romaguera promoveu um jantar harmonizado, na última semana, em seu Pantagruel, para apresentar os vinhos italianos da tradicional vinícola Duca di Salaparuta, que produz, entre outros títulos, a consumidíssima linha Corvo. Quem ficou responsável pela apresentação dos rótulos foi Antonella Pagnanelli, gerente de exportações da marca. "Nossos vinhos [italianos] são mais exportados que os franceses. Pela sua alta qualidade e por terem um preço mais em conta", explica Antonella, ressaltando uma das razões da popularidade dos italianos. "Já viajei pela Austrália, China, Rússia... De cada 10 restaurantes, cinco são italianos. Consequentemente, os vinhos servidos lá também vêm da Itália".

Antonella e o anfitrião, Jorge Romanguera. Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem VINHOS Antonella e o anfitrião, Jorge Romaguera, durante noite no Pantagruel. Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

Antes do jantar, Antonella explicou que a vinícola Duca di Salaparuta era uma das mais antigas da Sicília, com mais de 200 anos. Dos seus títulos, o Corvo (que iniciaram a degustação) é o tinto mais bebido em toda a Itália. Tanto que Francis Ford Coppola usou o vinho no filme O poderoso chefão, por representar tão bem aquela localidade.

asdf BRANCO Para a entrada, camarões com saladinha de maçã verde, harmonizado com um Corvo bianco (2009) da uva Insolia, típica da região da Sicília. É um vinho simples, para o dia a dia, frutado e um pouco ácido. Ideal para tomar gelado, com uma salada ou pescados.

asdf PICANTE Mix de queijos manteiga e coalho maçaricados com geleia de pimenta. Aqui, para harmonizar foi servido o Corvo Rosso tinto, da uva Nerello Mascalesa, o mais vendido na Itália entre todos os tintos. Muito elegante, o vinho é sugerido para acompanhar massas com tomate, pizza, frango ou salmão.

asdf TEXTURA O forte sabor dos cogumelos nesta bruschetta para harmonizar com o Corvo Terrae Dei, da uva Nero D'Avola (2009), mais concentrado do que o anterior, mais estruturado mas ainda assim um vinho fácil. Frutado e com tons de cereja, vai bem com carnes vermelhas.

asdf MASSA Parpadelle com molho de queijo de cabra e macadâmia, sugerido por Jorge para acompanhar o Lavico (2008), das uvas Nerello Mascalesa e Merlot. Curioso saber que as uvas são cultivadas na região do vulcão Etna, daí a mineralidade presente em seus tons. É um vinho maduro, que combina muito com coelho, segundo Antonella

asd TOP Cordeiro com batatas. Carne vermelha casa bem com o vinho top Passo Delle Mule (2005), com notas de cereja madura

asdfa RÓTULOS Vinhos apresentados na noite de degustação, no Pantagruel

Últimas notícias