Chiwake prorroga festival Pará Andino

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 26/01/2012 às 8:25
CROCANTE | Camarão vem com flocos de tapioca - Fotos: Beto Figueirôa/divulgação
CROCANTE | Camarão vem com flocos de tapioca - Fotos: Beto Figueirôa/divulgação

Houve lista de espera na terça (24), quando o Chiwake brindou os gourmets com uma harmoniosa mistura de culinárias tão distintas e curiosamente tão complementares. Peru e Pará, percebeu o chef Biba Fernandes, tinham muito em comum em seus peculiares ingredientes e daí nasceu a ideia de fazer um mini-festival de culinária paraense-andina. O sucesso foi tanto que o Chiwake decidiu seguir com o festival, sempre no jantar, até o próximo sábado (28).

De Belém, Biba trouxe ingredientes suficientes para montar os menus, com cinco pratos e ainda sobremesa (R$ 115 por pessoa), todos baseados em frutos do mar. Difícil eleger o melhor deles. De entrada, um tiradito marinado no limão com ají. Ácido no ponto, vem sobre um ninho de jambu, aquele vegetal conhecido como o agrião do Pará, que deixa uma leve sensação de dormência na boca.

 

O jambu também é marcante no Atum selado, refogado com óleo de gergelim. Esse prato traz o doce marcante da salsa de sauco, uma frutinha exótica andina. Para quem ama camarão, aqui ele vem crocante com flocos de tapioca e salsa de tangerina e gengibre. Guarde um pouco da expectativa para o filé de robalo grelhado com crosta de castanha do pará em "delicioso" arroz de tucupi com ají. O grifo "delicioso" é do cardápio, mas deveria ser nosso.

O cardápio de principais é fechado com a rainha dos mares, a lagosta. Aqui ela vem levemente e idealmente grelhada, com consistência e textura perfeitas, sobre um purê de yuca em creme de queijo com pimenta ají (salsa Huancaina). Para os iniciados na culinária paraense não deve ser difícil imaginar que a sobremesa tem como base o azedinho Cupuaçu. No prato, um tempurá com calda de chocolate e castanha.

Últimas notícias