Pele macia merece cuidados especiais

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 08/12/2011 às 6:01
PELE | Verão saudável combina com proteção e hidratação
PELE | Verão saudável combina com proteção e hidratação

Os dias de sol já estão com tudo e, neste feriadão, antes de pegar a estrada para o litoral, os pais devem estar atentos aos cuidados que devem ter com os pequenos para protegê-los dos raios solares. Quem dá as dicas é a expert quando o assunto é pele, a dermatologista Luciana Lócio. Vamos por faixa etária.

Bebês de 0 a 6 meses: Até seis meses, a recomendação é que não se use protetor solar, logo ainda não é hora de levá-los à praia. "Não apenas por causa do sol, mas até para evitar doenças como a Hepatite A", alerta Luciana.

6 meses a 2 anos: Hora de molhar aqueles pezinhos gordos no mar, mas com muito cuidado. A primeira atenção deve estar no horário. No máximo, até as 9h. Eles já podem usar protetores solares. Luciana indica apenas duas marcas: Anthelios Pediatrics e Episol infantil. Depois, é hora de caprichar no hidratante. A dermatologista aconselha os talcos líquidos ou loções à base de calamina.

A partir de 2 anos: Além do Anthelios Pediatrics e Episol infantil, os pais podem optar por outras marcas, mas desde de que sejam infantis. Mas atenção: com esse calorzão do Nordeste, nada de ficar na praia até tarde. No máximo, até as 15h, e o ideal é usar guarda-sol.

Agora, essa dica vai para crianças de todas as idades. Os pais devem reforçar a proteção com camisas que contêm filtro solar (elas protegem até 98% dos raios UVA e UVB) e bonés, de preferência com abas. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. "Mas se estiver na piscina ou na água do mar, de hora em hora", aconselha a dermatologista.

E claro, usar e abusar de muito líquido como água de coco, água mineral, sucos e picolé de fruta. Depois dessas dicas, dá para curtir um feriadão bem legal com a família, porque sol, mar e piscina faz bem, sim, mas desde que sejam aproveitados na medida certa.

Últimas notícias