Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Campanha doa tablets para pacientes terminais darem último adeus à família por vídeo chamada

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 27/03/2020 às 16:11
Por meio de tablets, pacientes em estado mais grave conversam com familiares, que permanecem confinados na Itália
| Foto: NYT/Spedali Civili di Brescia) O direito de dizer adeus: essa é a campanha, no Norte da Itália, que usa a tecnologia pra ajudar pacientes terminais a se despedirem dos seus parentes. O país europeu acumula o maior número de mortes em decorrência do novo coronavírus. Foram mais de 9 mil perdas. A ideia surgiu depois de uma médica contar como é o drama da rotina nos hospitais: “observar os pacientes morrendo sozinhos, escutá-los pedir que nos despeçamos de seus filhos e netos por eles”. Francesca Cortellaro, chefe do Hospital San Carlo, compartilhou a sensação de tristeza que é para um paciente permanecer em um hospital sozinho. Por causa do isolamento necessário para conter o avanço da covid-19, os parentes não podem acompanhar os doentes nos hospitais e clínicas. Para amenizar o problema, um vereador local vem arrecadando dinheiro para comprar tablets. Eles serão doados para os locais que estão cuidando de quem está no fim da vida. Francesca nem imaginava que com um simples desabafo seria a inspiração para o projeto. Ao compartilhar suas experiências, a médica conta sobre uma idosa que desejava ver a neta pela última vez antes de morrer. Sem saber o que fazer, já que era impossível chamá-la ao hospital, Francesca fez uma chamada de vídeo para realizar o desejo da avó. “Houve a despedida e logo depois ela (a paciente) se foi”, lembra.

Crescimento da corrente

Até o início desta semana, já haviam sido 20 tablets doados. Agora, a intenção é que a corrente do bem cresça e chegue a outras partes da Itália, assim como em outros países. “É por isso que peço que você entre em contato com os serviços de saúde da sua região para descobrir se hospitais e pacientes desejam receber doação desse tipo. Estou profundamente convencido da importância de máscaras, luvas, máquinas – e por isso os tablets são acompanhados de uma doação de mil euros (cerca de R$ 6 mil) –, mas o direito de dizer adeus, para quem sai e para quem fica, não deve ser superado”, finalizou Musotto. LEIA MAIS Vizinhos cantam ‘parabéns’ de suas janelas para vovó de 80 anos que está em quarentena Cachorro destrói passaporte da dona e a livra de viagem ao epicentro do coronavírus

Últimas notícias