Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Instagram: Checagem de notícias falsas chega ao Brasil com aviso em publicações

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 03/01/2020 às 17:14
Foto: Reprodução/Instagram O Instagram começou a denunciar conteúdos potencialmente falsos no Brasil. O serviço pretende reduzir o alcance das notícias falsas na plataforma em parceria com agências de checagem de fatos. Desde maio de 2019, os usuários dos Estados Unidos contam com essa iniciativa de combate à desinformação e, desde dezembro do ano passado, os brasileiros também podem se deparar com um aviso de "informação falsa" em algumas publicações. De acordo com comunicado do Instagram, se o conteúdo for classificado como falso ou parcialmente falso por uma das agências de checagem de fatos, a distribuição da publicação será reduzida na aba de pesquisas e nas buscas pelas hashtags. O conteúdo também será identificado com uma tela de aviso, e os usuários poderão escolher se querem ou não ver aquele conteúdo, seja no feed, stories ou nas mensagens diretas. O internauta também tem a opção de ver o motivo de a publicação ser considerada falsa pelo Instagram. Ao clicar no botão "Ver por quê", é aberta uma aba mostrando qual agência checou a notícia e outras informações sobre o conteúdo falso.

Tecnologia para descobrir fake news

O Instagram usa a tecnologia de aprendizado de máquina ("machine learning") para encontrar outras eventuais publicações que tenham conteúdo classificado como falso e aplicar a tela de aviso. "Também tornaremos mais difícil encontrar conteúdo de contas que repetidamente publicam conteúdos classificados como falsos, retirando-os da aba Explorar e das Hashtags", informou a empresa. Para ajudar nesse combate a fake news, a plataforma já implementou o botão "informações falsas" na ferramenta de denúncias. "Desinformação baseada em fotos e vídeos tem se tornado cada vez mais um desafio em nossa indústria e é algo que temos nos dedicado a combater", disse o comunicado. LEIA MAIS: Instagram testa nova ferramenta de vídeo exclusivamente no Brasil

Últimas notícias