Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL

Resultados de buscas sobre cabelo no Google abre debate sobre racismo

O Viral
Cadastrado por
O Viral
Publicado em 05/07/2019 às 15:46
Pesquisa no Google: termo de pesquisas levantou discussão no Twitter (Reprodução/Veja SP) É uma pena que mesmo hoje, em pleno século 21, o racismo ainda seja pauta de assuntos na sociedade. Essa mazela social veio mais uma vez à tona por causa de resultados em buscas do Google. Ao pesquisar por penteados de cabelos, o site mostra como 'feio' aqueles relacionados às pessoas negras, enquanto o 'bonito' são os de pessoas brancas. Usuários do Twitter perceberam que, ao buscar no Google os termos “trança feia” e "trança bonita", os resultados eram claramente racistas. Isso fez com que os internautas compartilhassem seu desconforto e indignação com a situação. “As pessoas estão surpresas em 2019 que ainda existe racismo”, disse um. Outros, inclusive, reagiram com surpresa. “Nojo do mundo”, “essa pesquisa me deixou pasma”, disse outro. Alguns aproveitaram para fazer outras pesquisas, como "cabelo feio" e "cabelo bonito". Os resultados relacionam, também, o belo ao cabelo liso e o feio ao cabelo crespo.

Erros humanos refletidos pela máquina

O professor de inovação da Fundação Dom Cabral, Gil Giardelli, explicou, ao site Veja, que esses resultados são uma resposta da máquina ao que os internautas entendem como beleza. “É o que chamamos de efeito túnel, a máquina começa a repetir os padrões dos usuários”. Gil ressalta também que, no cenário atual, por a maioria dos programadores serem homens brancos, uma possível visão errada de quem programou o sistema pode ser refletido pela máquina em futuras ocasiões. “O mundo da inteligência artificial é um espelho da nossa sociedade, onde nós erramos ele erra também”, afirma.

Veja alguns dos comentários

LEIA MAIS Supermercado é acusado de racismo após associar mulher negra a vassoura Nada de ‘mamãe’ ou ‘papai’: primeira palavra de bebê é ‘Google’

Últimas notícias