Estados Unidos selecionam estudantes brasileiros de graduação para programa de intercâmbio

Maria Luiza
Maria Luiza
Publicado em 20/12/2020 às 15:35
SUSI-2020 FOTO:

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram a abertura das inscrições para o programa Estudos dos Institutos de Líderes Estudantis dos EUA (SUSI), que tem como tema Educação e o Futuro do Trabalho. O SUSI é um programa acadêmico que dura de cinco a seis semanas e é destinado a estudantes de graduação, que tenham entre 18 e 25 anos. O objetivo é  melhorar a compreensão desses estudantes sobre os EUA e também desenvolver suas habilidades de liderança.

O programa vai selecionar quatro estudantes brasileiros, que tenham fluência no idioma inglês. Também serão selecionados candidatos da Índia, Indonésia, Tunísia e Nigéria. O prazo de inscrição vai até o dia 8 de janeiro.

Entre os vários assuntos que serão abordados, o programa irá explorar temas como tecnologia, economia do trabalho e educação baseada em habilidades interconectadas. Os Institutos irão também expor os participantes a questões globais no contexto do futuro do trabalho, examinando as tendências educacionais, sociais e econômicas. A programação vai incluir uma residência acadêmica de quatro semanas com atividades interativas, discussões, palestras, leituras, visitas locais e oficinas; uma visita educacional de uma semana a uma região diferente dos EUA; atividades de formação de habilidades de liderança; serviço comunitário; e oportunidades de interagir com colegas norte-americanos em um campus universitário.   

Terão preferência aqueles candidatos que tiverem pouca ou nenhuma exposição ao sistema de Ensino Superior dos EUA, ou aos programas de intercâmbio da Embaixada e dos Consulados dos EUA. Para se inscrever, os candidatos devem preencher formulário e anexar documentos neste link aqui.  Atualizações sobre o tema podem ser conseguidas na conta da embaixada dos Estados Unidos no Twitter. @USAambBR.