Espaço Ciência conquista prêmio nacional por contribuição na divulgação da Astronomia

Danielle Caroline Gomes de Santana
Danielle Caroline Gomes de Santana
Publicado em 01/12/2020 às 14:07
O Espaço Ciência ficou em 4º lugar na competição nacional/Foto: JC Imagem
O Espaço Ciência ficou em 4º lugar na competição nacional/Foto: JC Imagem FOTO: O Espaço Ciência ficou em 4º lugar na competição nacional/Foto: JC Imagem

O Espaço Ciência e Observatório da Sé conquistaram o quarto lugar do Prêmio Quíron de Prata, que reconhece o trabalho das instituições que promovem a divulgação da Astronomia no país. O Quíron é uma premiação simbólica que tem o objetivo de estimular a produtividade no registro de observações técnicas e na realização de eventos de divulgação.

A cada cinco anos a premiação é promovida pelo GaeA – Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos. A edição deste ano levou em consideração as atividades desenvolvidas em 2018 e 2019. Para atribuir as pontuações, o grupo considerou registros de observações, eventos astronômicos, exposições, cursos, mobilizações e atividades diversas.

O Espaço Ciência, incluindo o Observatório Astronômico do Alto da Sé, conquistou cerca de 24 mil pontos, ficando à frente de instituições como o MAST (Museu de Astronomia e Ciências afins) e o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. Nas primeiras colocações ficaram o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), da USP; do NEOA-JBS (Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza), vinculado ao IFSC; e da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), Rio de Janeiro.

"Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que o Espaço Ciência e o Observatório da Sé têm feito para popularizar o conhecimento da Astronomia. Infelizmente, 2020 foi um ano atípico e buscamos dar continuidade às nossas ações apenas de forma remota. Mas esperamos que tudo isso passe logo para retomarmos o contato com o público, as observações e os eventos", afirma Cleiton Batista, da Coordenação de Astronomia do Espaço Ciência e Observatório da Sé.

Em 2019, ano avaliado no prêmio, o Espaço Ciência estava comemorando seu aniversário de 25 anos, além dos 15 anos da reinauguração do Observatório Astronômico do Alto da Sé pelo Museu. Foram mais de 68 mil visitantes apenas no Observatório em 2019, além dos mais de 120 mil que visitaram o Espaço Ciência.

Entre as atividades que possibilitaram o reconhecimento, estão eventos ou observações especiais como o Dia do Asteróide, Semana Mundial do Espaço, Yuri's Night, Noite Internacional de Observação da Lua, 100 horas de Astronomia, temporada de férias em janeiro e em julho, monitoramento da poluição luminosa, celebração do centenário do Eclipse de Sobral, entre outros. Alguns foram organizados em conjunto pelo Observatório da Sé e Espaço Ciência, a exemplo da Semana da Astronomia; Semana da Energia; Semana dos Povos Indígenas; Dia Internacional da Luz.