Pernambucanas são as primeiras colocadas no NASA Space Apps Challenge

Juliana Melo
Juliana Melo
Publicado em 27/10/2020 às 18:36
Equipes agora concorrem por uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida - Cortesia
Equipes agora concorrem por uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida - Cortesia FOTO: Equipes agora concorrem por uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida - Cortesia

Uma equipe composta por quatro mulheres irá representar Pernambuco e o Brasil na etapa global do NASA Space Apps Challenge. Elas são as ganhadoras da final da competição que foi realizada no Recife entre os dias 02 e 04 de outubro. A equipe que foi classificada em segundo lugar também irá competir na etapa mundial da maratona tecnológica internacional.

O evento ocorreu de forma simultânea em todo o mundo, com a participação de quase 150 cidades, sendo 14 delas brasileiras. Com 100 selecionados, a edição teve mais participantes do que a do ano passado. Mais de 80 deles enfrentaram os 22 desafios propostos.

“Estamos orgulhosos com o resultado e um pouco surpresos. Não esperávamos tanta energia, engajamento e alegria em um evento online. Os projetos tiveram tanta qualidade que deu trabalho para a banca de avaliação escolher. Agora é torcer que a comissão da NASA selecione os projetos pernambucanos para a grande final, em janeiro de 2021”, explica Dani Bezerra, uma das líderes locais.

A equipe vencedora é formada por Tatyane Souza, professora Game Design e Service Design no Grupo Ser Educacional; Camila Luísa, analista Pleno iOS na MV; Jeane Cecília, doutora em Ciência da Computação e professora na UFRPE; e Amanda Souza, técnica em Comunicação Visual e estudante de Service Design da Uninabuco.

Elas desenvolveram o “Ubuntu Space - Educação, Respeito e Solidariedade” com a ajuda de dados da NASA sobre igualdade de oportunidade e diversidade. Juntas, combinaram tecnologia e fundamentos da vanguarda educacional para disseminar a imagem positiva da população negra, utilizando uma abordagem gamificada para identificar e evitar termos pejorativos presentes nas diferentes línguas, auxiliando a educação infantil.

Em segundo lugar, ficou a equipe composta por Arthur Felipe, mestre em Ciência da Computação pela UFPE/ CTO na Intelivix; Camylle Vieira, designer gráfico pela UFPE; João Victor, analista de T.I no Ministério da Economia; e Marcelo Gomes, cientista de Dados sênior na Procuradoria Geral do Estado de PE. Eles crioram o projeto “Firesafe”, uma aplicação mobile que tem o objetivo de aumentar a capacidade de combate aos incêndios por parte do Corpo de Bombeiros com o apoio da população. A solução permite a junção de dados de satélite com fogo ativo e notificações enviadas pela população civil, agilizando a comunicação com os bombeiros.

As equipes agora concorrem ao prêmio de uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos. Eles também ganharam cursos de programação da Labenu, de soft skills da Trêsbê Educação, desconto na Use Café, incubação pela Unicap, mentoria do Sebraelab e acesso premium ao TDC Recife. A 3ª edição do NASA Space está prevista para os dias 1º, 02 e 03 de outubro de 2021.