Asteroide pode se chocar com a Terra um dia antes das eleições dos EUA, afirma astrofísico

Juliana Melo
Juliana Melo
Publicado em 19/10/2020 às 16:24
Neil deGrasse Tyson fez  o alerta através de sua conta no Twitter - Reprodução/Twitter
Neil deGrasse Tyson fez o alerta através de sua conta no Twitter - Reprodução/Twitter FOTO: Neil deGrasse Tyson fez o alerta através de sua conta no Twitter - Reprodução/Twitter

Através de sua conta no Twitter, o astrofísico americano Neil deGrasse Tyson alertou que um asteroide pode atingir a Terra no próximo mês. Segundo o pesquisador, o choque poderá ocorrer um dia antes da eleições para a presidência nos Estados Unidos, que deverão ser realizados no dia 3 de novembro.

Aos 62 anos, o diretor do planetário de Hayden é considerado uma celebridade nos Estados Unidos. Durante 5 anos Tyson foi responsável por apresentar o programa Nova scienceNow no país. Atualmente, o astrofísico também é investigador associado do Museu Americano de História Natural de Nova York, nos Estados Unidos.

Confira o alerta feito por Tyson nas redes sociais:

"O asteroide 2018VP1, uma rocha espacial do tamanho de um refrigerador, pode se chocar conosco a mais de 40 mil km/h. Poderá colidir com a Terra no dia 2 de novembro, um dia antes das eleições presidenciais. Não é suficientemente grande para causar danos. Portanto, se o mundo acabar em 2020, a culpa não será do Universo", diz a postagem.

O cientista foi perguntado sobre como o problema seria resolvido se o asteroide fosse maior. Tyson afirmou que, apesar de existirem, nenhum dos planos atuais tem financiamento.