Bancos iniciam cadastro de chaves Pix: entenda o novo sistema de transações

Juliana Melo
Juliana Melo
Publicado em 05/10/2020 às 14:50
Novo sistema inicia hoje o cadastro de chaves - Divulgação/Banco Central
Novo sistema inicia hoje o cadastro de chaves - Divulgação/Banco Central FOTO: Novo sistema inicia hoje o cadastro de chaves - Divulgação/Banco Central

O cadastro no Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, teve início nesta segunda-feira (5). A expectativa é de que a nova modalidade substitua o TED e o DOC, já que o recém lançado sistema de pagamentos permitirá que transferências e pagamentos sejam feitos de maneira automática, independente de horário ou dia da semana.

As instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes já aderiram ao Pix. Segundo o Banco Central, o sistema deverá começar a funcionar no dia 3 de novembro, mas de forma restrita. Somente no dia 16 do mesmo mês que passará a funcionar de maneira plena.

O cliente que deseja se cadastrar no novo sistema precisará manifestar seu interesse junto à instituição financeira a qual sua conta bancária está vinculada. Depois, será preciso definir sua chave Pix, que pode ser o telefone, CPF ou e-mail do cliente. Também existe a opção de cadastrar uma chave aleatória, um número definido pelo cliente que servirá para identificar sua conta dentro do sistema.

O objetivo do Pix é simplificar as transações bancárias. Quem utilizar o sistema não precisará mais informar todos os dados bancários na hora de receber uma transferência, já que, com apenas uma das chaves cadastradas, o aplicativo do banco será capaz de identificar o destinatário. Cada cliente poderá cadastrar até 5 chaves para cada conta de sua titularidade, enquanto pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.

Apesar disso, o usuário que não cadastrar uma chave também poderá usar o sistema de pagamentos instantâneos. Para isso, ele precisará saber todos os dados bancários do destinatário para efetuar a transação. Além das chaves, o Pix também oferecerá dois tipos de QR Code para a realização de pagamentos. O QR Code estático funcionará para itens sem variação de valor, enquanto o QR Code dinâmico deverá ser usado no comércio quando as informações do pagamento variam.